Novo portfólio segue tendências que estão transformando o consumo de alimentos pelo mundo, aliando funcionalidade, sabor e praticidade
Em resposta a uma transformação global no comportamento do consumidor, a Seara, da JBS, lança a primeira linha de refeições proteicas congeladas do país: a Seara PROTEIN, que estreia nas gôndolas do estado de São Paulo este mês. A novidade representa um marco de mercado, trazendo três refeições completas com mais de 30gr de proteína, menos de 340 calorias e um diferencial inovador: a adição de colágeno da Genu-In, empresa da JBS Novos Negócios.
O lançamento se dá em meio a uma tendência que ganha força no mundo: a busca por alimentos ricos em proteína, compatíveis com as novas rotinas de bem-estar, incluindo o crescente uso de medicamentos GLP-1 para inibir o apetite. Nos EUA, onde cerca de 12% dos adultos declararam já ter utilizado um medicamento do tipo, a indústria alimentícia tem se movimentado para lançar produtos “GLP-1 friendly”, com alto teor de proteína e baixas calorias.
No Brasil, a demanda por “canetas emagrecedoras” também dispara, em um mercado que deve movimentar mais de R$ 5 bilhões em 2025. Paralelamente, 53% dos brasileiros afirmam praticar atividades físicas regularmente, segundo o Datafolha, o que reforça a relevância de soluções que unam conveniência, performance e nutrição. Os pratos foram desenvolvidos com ingredientes familiares ao paladar brasileiro: frango com legumes e arroz com brócolis (30 g de proteína e 329 calorias), ragu de mignon suíno com purê de batata doce (30 g de proteína e 292 calorias) e picadinho com legumes e arroz com brócolis (32 g de proteína e 340 calorias).
“Estamos inaugurando uma nova categoria de refeições proteicas no Brasil. Esse é um movimento que conecta a Seara ao que há de mais avançado nos mercados globais e atende a uma demanda crescente por alimentação funcional e prática”, afirma Rafael Palmer, Diretor de Marketing de Alimentos Preparados da Seara. “É um lançamento que consolida nossa liderança em inovação e amplia o papel estratégico da proteína no dia a dia dos consumidores”, acrescenta. “O consumidor está buscando alternativas para ter uma alimentação funcional no dia a dia, e a Seara PROTEIN foi pensada para esse novo perfil: quem quer se alimentar bem, com segurança nutricional, sem perder tempo na cozinha”, explica. “É o tipo de produto que amplia o mercado e cria novas ocasiões de consumo, reforçando o papel da proteína como parte fundamental de uma dieta balanceada”, completa Palmer.
Além do alto teor proteico, a nova linha inclui colágeno — um dos suplementos mais recomendados por nutricionistas —, essencial para a saúde de ossos e músculos e para a vitalidade de pele e cabelos. A Genu-in atua no mercado B2B, fornecendo peptídeos de colágeno e gelatina para as indústrias de alimentos, farmacêutica e nutracêutica.
O lançamento está alinhado, também, às grandes tendências que orientam a inovação em alimentos prontos, como a busca por saudabilidade, praticidade e sabor. E os produtos chegam em um momento de forte expansão da categoria: de 2018 a 2025, o mercado de congelados cresceu 60% em volume, segundo a Nielsen. Para este ano, a previsão é de alta de 13,7%, impulsionada por fatores como o encarecimento das refeições fora do lar e a busca por soluções rápidas e nutritivas.
Com a novidade, a Seara inaugura um território de consumo no país e fortalece sua presença em um dos segmentos mais dinâmicos da indústria de alimentos. Ao reposicionar os congelados para um patamar de conveniência associada à performance nutricional, a marca diversifica seu portfólio e contribui para elevar a categoria em direção a produtos de maior valor agregado.