Novo modelo de negócio independente une a potência criativa da Africa Creative com a gestão esportiva da 94 Marketing & Football com foco na Copa do Mundo
Com a proximidade da Copa do Mundo e um contexto marcado por uma crescente demanda das marcas ampliarem conexão e relevância no território esportivo, a Africa Creative e a 94 Marketing & Football anunciam o lançamento da Africa 94. A nova operação independente consolida uma parceria estratégica que integra o pensamento criativo e de negócios da Africa Creative, uma das agências mais premiadas do mundo, com a especialidade técnica em negócios de marketing no futebol da 94 Marketing & Football.
A Africa 94 surge com o propósito de redefinir a atuação das marcas no ecossistema do futebol, superando o modelo tradicional de exposição de mídia. O objetivo é construir narrativas que respeitem a linguagem da arquibancada e a dinâmica dos vestiários, conectando valor de marca à cultura do torcedor. A operação combina a capacidade de construção de marcas da Africa Creative com a legitimidade e expertise da Agência 94 Marketing & Football, fundamentais para navegar os bastidores do esporte.
“Futebol é coisa séria. E quem vive esse jogo sabe: ele começa muito antes dos 90 minutos. Por isso nasce hoje a Africa 94, um novo time criado para jogar junto das marcas que respeitam a arquibancada, apoiam o esporte e acreditam que patrocínio é plataforma de relacionamento. O jogo já começou, estamos mais do que preparados para entrar em campo. Quem vive futebol e marketing sabe que quem chega primeiro, pega o melhor lugar”, afirma Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative.
Africa 94 em campo
A Africa 94 foi desenhada para operar na intersecção entre a publicidade e a realidade esportiva. Enquanto a Africa Creative contribui com seu histórico de campanhas icônicas relacionadas ao universo – com clientes como Brahma, Budweiser, Vivo e Itaú – e uma relação profunda com Copas do Mundo; a 94 Marketing & Football possui sócios com larga experiência no futebol, dentro e fora de campo – como Denílson Show, pentacampeão e um dos principais comunicadores do país – viabilizando o aporte visão técnica, relacionamento com atletas e ex-atletas e o entendimento dos bastidores da bola.
Sob a liderança de Rafael Marques, a nova estrutura não apenas desenvolve campanhas, mas desenha plataformas de negócios que conectam marcas, atletas e instituições de forma genuína. Para a 94 Marketing & Football, a parceria representa a fusão ideal entre a verdade do esporte e a potência da comunicação em escala global.
“Quando 94 e Africa se juntam, não é para fazer mais do mesmo, é para romper o padrão. Este projeto combina o melhor das duas agências: profundidade no esporte, excelência criativa e uma visão de negócios que coloca as marcas dentro da conversa do torcedor”, comenta Lênin Franco, sócio e diretor da 94 Marketing & Football. “Esse encontro é um movimento que eleva a régua do mercado e oferece às marcas uma operação preparada para atuar com eficiência, inteligência e relevância em um dos territórios mais competitivos do país”, complementa Fabrício Ramos, cofundador e CEO da 94.
A operação funciona de forma integrada com ambas agências e já nasce com a robustez necessária para atender grandes anunciantes – incluindo atuais clientes da Africa Creative com presença confirmada na Copa do Mundo, bem como novos parceiros. O escopo de atuação abrange desde o planejamento estratégico de patrocínios até ativações de marca e criação de conteúdo proprietário de marca adaptado para a linguagem nativa do futebol.







