A The Walt Disney Company América Latina anuncia Monica Albuquerque como Head of Original Content do Disney+ Brasil. Na nova função, ela se reportará a Daniel Burman, Head of Original Content do Disney+ América Latina, e liderará a estratégia criativa e o desenvolvimento de produções originais da Disney no Brasil.
A visão da executiva e do grupo
“Sempre vi na Disney um lugar onde fantasia e descoberta caminham de mãos dadas. Depois de uma jornada profundamente transformadora no mercado hispânico dos Estados Unidos, volto ao Brasil movida por um desejo muito claro: construir pontes. Pontes entre culturas, entre gerações, entre quem somos e quem ainda podemos ser. O Brasil é um país de histórias emocionalmente potentes, e acredito profundamente na capacidade dessas narrativas de atravessar fronteiras e dialogar com o mundo”, afirma Monica Albuquerque.
“Monica é uma das executivas criativas mais respeitadas da indústria, com um histórico excepcional no desenvolvimento de conteúdos de alta qualidade e com forte ressonância cultural. Seu profundo conhecimento do mercado brasileiro, aliado à sua perspectiva regional e paixão pela arte de contar histórias, a coloca em uma posição única para elevar nossa estratégia de conteúdo original no Brasil”, afirmou Daniel Burman, Head of Original Content do Disney+ América Latina.
A trajetória de Monica Albuquerque
Com mais de 30 anos de experiência em mídia e entretenimento, Monica chega à Disney vinda da NBCUniversal Telemundo Studios, onde atuou como Senior Vice President of Content Development. Anteriormente, foi Head of Scripted Content da Warner Bros. Discovery América Latina, onde supervisionou produções originais para HBO Max e TV paga, incluindo Cidade de Deus: A Luta Não Para, Beleza Fatal, Como Água para Chocolate, Chespirito e Dona Beja.
No início de sua carreira, atuou por mais de duas décadas na TV Globo em cargos de liderança, contribuindo para a estratégia criativa, o desenvolvimento de talentos e a expansão internacional da companhia.
Monica foi incluída na lista das “50 Most Influential Women in International Entertainment” da revista Variety, recebeu o prêmio Woman of the Year da Worldwide Audiovisual Women’s Association em 2025 e é membro da International Academy of Television Arts & Sciences.
Conforme publicado pela Academia Brasileira de Marketing, a The Walt Disney Company anunciou em 28 de abril de 2026 Monica Albuquerque como Head of Original Content do Disney+ Brasil, executiva com mais de 30 anos de experiência e passagens por NBCUniversal Telemundo e Warner Bros. Discovery América Latina.
