A Polenghi desenvolveu, ao longo dos últimos dois anos, um completo plano de reestruturação da marca e reorganização do portfólio de seus produtos. Entre os objetivos da empresa, está o interesse em reforçar a essência e a história da marca Polenghi. E, para tanto, a empresa investiu no redesenho da logomarca e das embalagens dos produtos.
O projeto para o novo posicionamento foi desenvolvido pela CBA B+G, que, após meses de imersão com os consumidores, por meio de diários on-line, dinâmicas em mini grupos e pesquisas quantitativas, capturou um insight simples e poderoso: o enorme afeto pela marca.
Inspirada pelo passado e motivada pelo futuro, a Polenghi, que está prestes a completar 75 anos, traz em seu novo logotipo uma evolução do anterior, no qual os elementos existentes foram ressignificados e novos foram adicionados, entre eles, ícones que reforçam elementos importantes de qualidade e tradição, que vêm desde os imigrantes italianos que desenvolveram a marca no Brasil. Dessa forma, é possível ver o desenho da primeira fábrica da empresa, inaugurada em 1947 e localizada em Angatuba, interior de São Paulo.
Além disso, o escudo, símbolo de tradição, ganhou protagonismo, e agora pode ser usado isoladamente e aplicado de diversas formas. Na tipografia, cores e formas, há um toque de cuidado, o mesmo que a marca imprime em seus produtos.
“Com os resultados das imersões e análises, realizadas pela CBA B+G, junto com nossos consumidores, heavy users e demais stakeholders, nos guiamos pela essência da marca para criar um visual e uma arquitetura de produtos mais consistentes e claros para os consumidores. Dessa forma, chegamos a um portfólio que traduz a estratégia da Polenghi por meio de atributos específicos conectados às necessidades do consumidor. Dessa nova organização, nasce, por exemplo, a linha Polenghi A Queijaria, cujo propósito é democratizar o universo encantador e surpreendente dos queijos especiais, para trazer produtos únicos e compartilhar conhecimento de forma descomplicada”, afirma Tatiane Brandão, diretora de marketing da Polenghi.
Durante o processo de execução da identidade visual, foi realizado um resgate da paixão pela qualidade e o savoir-faire tradicional como valores da marca. A nova Polenghi traz o frescor e vivacidade do afeto, e é ancorada em sua tradição, focada no presente e preparada para o futuro, para atrair novos consumidores.
A Polenghi traduziu sua essência afetuosa na linguagem verbal e visual, com um tom de voz que distribui abraços e abre diálogos, uma família de tipografia que confere um caráter próximo e humano e um novo selo que reforça o conceito proprietário dos “queijos feitos de histórias”. O resultado é uma marca que todos conhecem, mas revitalizada, simplificada e focada no essencial.
Na sequência dos desenvolvimentos estratégico e de identidade, foi desenvolvido o novo conceito das embalagens. Assim, foi criado o novo visual da marca para todo o portfólio, tanto da Polenghi quanto da Polenghi A Queijaria e a Linha Profissional, além de adaptações para endosso dos produtos, no caso do Frescatino e Club do Molho. Nesse processo, a produção e finalização de todos os produtos (mais de 80) passaram a transmitir de forma poderosa e consistente o reposicionamento da marca.
“Reposicionar uma marca tradicional e reconhecida como a Polenghi foi desafiador e muito gratificante. Vemos esse projeto como um trabalho estratégico e transformador de branding e design, que nos orgulha muito, pois permitiu a uma marca icônica encontrar um propósito inspirador e relevante, consolidou um território único no mercado, que valoriza a relevância de sua história e de seus produtos nos momentos memoráveis da vida de milhares de brasileiros”, conta Carolina Barruffini, diretora de branding da CBA B+G.
Com base nas pesquisas realizadas pela agência parceira, ficou evidente que a Polenghi se destaca no mercado de queijos por dois elementos fundamentais. O primeiro é a percepção dos consumidores e de seus stakeholders a respeito de seu compromisso e da entrega efetiva de qualidade do mais alto padrão. O segundo é o afeto que os consumidores têm pela marca de forma unânime. Para muitos brasileiros, a Polenghi representa a infância, o carinho de mãe e os momentos especiais com a família, o que caracteriza um vínculo emocional poderoso e proprietário.
“Desde a fundação, a Polenghi preza alimentar histórias de afeto. O novo logotipo, aliado a outras mudanças, foi criado para reforçar a essência da marca. Essência que traduz a paixão pela qualidade e pela tradição de saber fazer”, conclui Tatiane.
#Abramark, #Polenghi, #QueijoComAfeto, #PolenghiDesde1947, #SegueOFioDeQueijo