Entrevista Pedro Bianco – Presidente da Dançar Marketing “pura paixão e fé”

PEDRO BIANCO: Fundador e Presidente das empresas do Grupo Dançar Marketing, Pedro Bianco iniciou as atividades do grupo em 1982, por ocasião de sua tese de graduação. À época, criou a Dançar Editora e a Revista Dançar – primeira publicação brasileira dedicada à dança, que conquistou prestígio entre os críticos e os profissionais do meio.

Desde então à frente da Dançar Marketing, transformou o modo de se fazer arte no País, aproximando grandes empresas do universo artístico, com o propósito de disseminar cultura, realizar ações exclusivas de alta qualidade ao grande público e permitir o acesso, sem fronteiras, de todas as camadas da população ao que o Brasil e o mundo produzem de melhor no cenário artístico.

Além de idealizador e presidente da Dançar Marketing, foi reconhecido por diversas premiações como: “Cruz Do Reconhecimento do Mérito do Empreendedor” (2016); “Top Empreendedor nas Américas” (2016); “Título de Acadêmico Efetivo na Área de História” (2014); “Diploma e Medalha da Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil” (ONU, 2014); “Top de Marketing SP” (2012); “Diploma do Mérito Cultural Escultor Victor Brecheret” (2011); “Diploma e Medalha Homens De Honra” (2011); “Diploma e Medalha Jubileu de Prata (ONU, 2011); “Medalha Cívica Nobres Cavaleiros de São Paulo” (2011); “Prêmio Brasileiro da Qualidade” (2010); “Prêmio Top of Quality” (2010); “Troféu Empresarial “(2010); “Prêmio Qualidade São Paulo”(2009); “Prêmio Top Social” (2006); “Projeto 5 Estrelas”(2005); “Prêmio Personalidade Empresarial” (2005); “Prêmio Top Empreendedor” (2005); “Prêmio Top Of Mind Brazil”(2005), entre diversos outros reconhecimentos.

Pedro Bianco é nosso convidado a responder às cinco perguntas. Confira!

  1. A Dançar Marketing é um ícone do Marketing brasileiro. Uma agência Pioneira no Marketing Cultural e Social, com uma capacidade impressionante de realização através de experiências únicas e memoráveis unindo o Marketing, Marcas e Entretenimento, mas que sempre foi low profile. Para quem não conhece o Pedro Bianco e a Dançar Marketing, vou pedir que se apresente.

A Dançar Marketing está há 42 anos no mercado e é mais do que uma agência de entretenimento. Fundada em 1982, a partir do meu TCC, a “Revista Dançar” (primeiro periódico de dança no Brasil), ao longo dos anos, mesmo mantendo um perfil discreto no mercado e por “pura paixão e fé”, já concebemos e executamos mais de 1.500 eventos, dos quais cerca de mil foram gratuitos, alcançando um público de mais de 50 milhões de pessoas. Nosso portfólio inclui projetos e soluções criativas que conectam pessoas, marcas e oportunidades, como os projetos proprietários AstraZeneca Viva a Cultura!, Avon Women in Concert, Concertos de Vinólia, eFestival, Best of Blues and Rock, entre muitos outros, além de grandes turnês com artistas nacionais e internacionais.

Sou Pedro Bianco, fundador e presidente da Dançar Marketing. Lidero uma equipe com uma visão clara e apaixonada pelo mercado de entretenimento, cultural e social. Agradeço a Deus por ter adquirido experiência e visão do negócio, o que têm sido fundamental para o sucesso da empresa ao longo dos anos. Construí uma respeitada reputação no setor, sendo conhecido pela integridade, visão estratégica e capacidade de criar conexões significativas entre marcas, artistas e público, alçando a empresa como uma das principais referências do marketing de entretenimento no Brasil.

  1. Alguns dos projetos proprietários mais icônicos dos Brasil foram criados e realizados pela Dançar Marketing. Quais aqueles que você destacaria?

Entre os projetos proprietários mais icônicos da Dançar Marketing, destacaria alguns que marcaram profundamente a cultura e o entretenimento no Brasil. Os “Concertos de Vinólia” foram um marco na democratização cultural do país, levando grandes apresentações de orquestras internacionais ao ar livre para diversas cidades no Brasil, e especialmente no Parque Ibirapuera, em São Paulo, estabelecendo-o como um ponto cultural emblemático na cidade. Além disso, a “Rock Exhibition” traz exposições de renome internacional para o Brasil, como as dedicadas a Jimi Hendrix, Nirvana e Rita Lee, proporcionando ao público brasileiro o acesso a acervos e artistas de grande importância na cultura pop. O “eFestival, O Palco Mais Digital da Música”, é uma das plataformas digitais mais importantes no fomento da cultura musical brasileira. Com mais de 20 anos de existência, o concurso musical atingiu um público total de mais de 396 mil pessoas, com mais de 32 mil inscritos e 3,5 milhões de acessos ao site. Outro projeto emblemático é o “Best of Blues and Rock“, que em 2024 apresenta sua 11ª edição. O projeto já trouxe aos palcos Buddy Guy, George Benson, Richie Sambora, Jeff Beck, Joe Satriani, Jamie Cullum, Jimmie Vaughan, Tom Morello, Steve Vai, Joe Perry, Zakk Wylde, Charlie Musselwhite, Keb’Mo’, Ben Harper, Extreme, Goo Goo Dolls, Kenny Wayne Shepherd, entre muitos outros; e artistas nacionais como Andreas Kisser, Irmandade do Blues, Ira!, Igor Prado, Artur Menezes, Ari Borger, Di Ferrero, Vitor Kley, Nanda Moura, Malvada, Day Limns, Cacá Magalhães, Francisco, el Hombre, Orquestra Jazz Sinfônica, Yohan Kisser, Lan Lanh e outros.

  1. O avanço da tecnologia tem transformado a forma das pessoas acessarem cultura e entretenimento, bem como a forma delas consumirem produtos e serviços. Naturalmente o Marketing tem mudado muito nos últimos anos. Qual a sua visão sobre como isso tem transformado o Marketing Cultural e Social no Brasil?

O avanço da tecnologia tem sido um catalisador significativo na transformação do marketing cultural e social no Brasil. Com o aumento do acesso à internet e o crescimento das redes sociais, as pessoas agora têm mais opções do que nunca para acessar cultura e entretenimento. Isso tem exigido uma adaptação constante por parte das empresas de marketing, que precisam encontrar novas formas de se conectar com seu público-alvo. Vemos uma tendência crescente em experiências virtuais e digitais, como transmissões ao vivo de eventos, realidade virtual e conteúdo interativo, que permitem às marcas alcançar um público mais amplo e diversificado. Além disso, o uso de dados e análises tornou-se fundamental para entender o comportamento do consumidor e personalizar as estratégias de marketing de acordo com suas preferências e interesses.

  1. Você teve um sonho maravilhoso que trouxe um desafio e um compromisso chamado “Orações para a vida”, e que ano passado levou ninguém menos do que Andrea Bocelli para fazer um concerto gratuito no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França. Como tudo isso aconteceu?

Intitulado “Orações para a Vida”, o concerto integrou um ciclo de apresentações em Santuários Marianos ao redor do mundo, oferecidas gratuitamente aos peregrinos pela Dançar Marketing e o Colégio Vértice. Andrea Bocelli, artista de grande fé, participa dessas celebrações desde 2016 e leva consigo a citação de Santo Agostinho ao afirmar que “Quem canta reza duas vezes”. A primeira edição do projeto foi realizada no Santuário Nacional de Aparecida (Brasil, 2016, ano jubilar) e marcou a abertura das comemorações dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em 2018, um ano após a canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto proclamada pelo Papa Francisco, apresentamos Bocelli no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, em um recital que encerrou as celebrações do Centenário das Aparições. Em 2023, foi a vez de Lourdes, na França, receber o tenor, marcando o aniversário da última aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous. Tem sido processos longos e meticulosos, que envolvem uma colaboração próxima com os Santuários e outros parceiros. Sem contar que apresentar Bocelli, “O tenor mais amado do mundo” nesses locais é uma honra!

  1. E esse ano, a Dançar Marketing trouxe o tenor novamente para o Brasil. Como foi esse retorno?

Este ano, realizamos apresentações emocionantes em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Foram experiências verdadeiramente mágicas, com performances que tocaram profundamente o coração e a alma. Bocelli está viajando o mundo com sua turnê em celebração aos seus 30 anos de carreira, e aqui no Brasil contou com a participação de convidados especiais de renome internacional, como a cantora brasileira Sandy, o cantor italiano filho de Andrea, Matteo Bocelli – que se apresentou pela primeira vez no Brasil e encantou o público! Inclusive já confirmou shows no Rio de Janeiro e São Paulo em outubro, os quais serão realizados pelo Dançar Marketing – a soprano romena Cristina Pasaroiu, a violinista estadunidense Caroline Campbell, o regente italiano Carlo Bernini e a Orquestra e Coral Jovem do Estado de São Paulo. Como sempre, foram concertos belíssimos, nos quais tivemos mais uma vez a oportunidade de vivenciar a beleza e a emoção da música de Andrea Bocelli.

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