“Uma das coisas mais gratificantes ao longo da minha trajetória profissional foi o reconhecimento que o mercado me atribuiu”, disse José Eustachio, um dos grandes nomes da propaganda brasileira. Sua paixão pela profissão começou cedo, durante o curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi, que era muito longe da sua casa, Eustachio aproveitava a distância para estudar a literatura.
Durante os estudos ele conheceu dois veículos que abordavam a propaganda de maneira abrangente e a partir daí, teve o primeiro contato com Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna.
No primeiro estágio, transformou os desafios em oportunidades. A cada nova demanda da agência, o jovem José Eustachio pesquisava sobre o cliente e os serviços por eles prestados, essas pesquisas o tornaram necessário na equipe, resultando na prorrogação do contrato. “O conhecimento é a principal moeda que você tem no ponto de vista profissional. Disso eu nunca abri mão na minha trajetória, o aprendizado, a curiosidade e a vontade do saber têm que ser uma constante, não importa a posição hierárquica”, diz.
Confira o depoimento de José Eustachio para o portal da Abramark:
A trajetória de José Eustachio na Talent Marcel
A história entre Eustachio e a Talent Marcel começou por intermédio de um amigo em comum com Julio Ribeiro, considerado como um dos maiores planejadores estratégicos do Brasil. Julio tinha criado recentemente a Talent e convidou Eustachio para conhecer o projeto. “Julio era visionário. Em 1980, ele identificou que o mercado passava por uma grande transformação competitiva e que as empresas precisariam de profissionais que as ajudassem em suas estratégias a partir de uma proposta de valor de marca que as tornassem singulares. Logo, pensei ‘Tenho que fazer parte do projeto'”, revela José Eustachio.
Em seus 40 anos de Talent, Jose Eustachio desempenhou diferentes posições na agência até chegar à condição de sócio, tendo após a aquisição da Talent pelo Grupo Publicis, assumido as funções de CEO e Chairman.
Em sua trajetória profissional desenvolveu projetos para importantes empresas e marcas, como Ipiranga, Claro, Tigre, Americanas, entre outras.
Ocean
Sua atual empreitada é a Ocean, que foi idealizada para atuar a partir de um modelo de trabalho colaborativo e on demand. A proposta é oferecer sua vivência acumulada na gestão de marcas e estratégias de alto impacto, integrado a equipes de anunciantes, consultorias, empresas de branding e agências de propaganda.
A Ocean uma resposta ágil, flexível, on demand. Pronta para colaborar com agências de propaganda e empresas de branding e design no desenvolvimento de jobs e projetos específicos, além da criação de estratégias e posicionamentos para empresas de mídia e veículos de comunicação.
Para ele, o marketing, além do método, é sobretudo, gostar de pessoas. “No final de tudo, estamos falando de pessoas. O marketing consegue destilar o sentimento das pessoas nas suas relações de vida”, finaliza.
Para conferir todos os depoimentos de Acadêmicos e Hall of Famer da Abramark, clique aqui.