general motors administração moderna peter drucker educação empreendedorismo

Drucker’s Daily – 0045 – O legado de humildade e bravura de Zé Peixe

José Martins Ribeiro Nunes, conhecido como ‘Zé Peixe’, atuava como guia de embarcações em Aracaju e se tornou uma figura lendária do Estado. Zé Peixe gostava de desenhar caravelas e espalhar pela casa essas lembranças de um tempo onde todas as embarcações precisavam dele para entrar em Sergipe. Os navios mudaram bastante e mesmo com a alta tecnologia, os capitães de grandes navios precisam de práticos para ajudar a manobrar a embarcação.

Mesmo após sua partida, em 2012, é reverenciado por marinheiros dos sete cantos por sua humildade, bravura e profundo conhecimento das coisas do mar. Segundo Peter Drucker, “à medida em que o homem botou seus olhos sobre a máquina que ele mesmo criará na verdadeira e única revolução industrial e reorganizou essa máquina na linha de montagem, contou tempos e movimentos e “retreinou” os operários na direção da eficácia – jamais da eficiência -,
nesse momento mágico e com o toque da inteligência e sabedoria humana, iniciava-se a era da sociedade do conhecimento, da economia do conhecimento. E que agora vivemos com total e maior intensidade.”. Confira o Drucker’s Daily de hoje, com o exemplo de Zé Peixe sobre humildade e conhecimento:

Drucker costumava dizer que “ o verdadeiro conhecimento se prova em ação”. Como Prático, Zé Peixe se destacou rapidamente por seu profundo conhecimento sobre as correntezas, mudanças de vento e profundidade da água na barra do Rio Sergipe, uma das entradas portuárias mais complexas do Brasil. Zé sabia manobrar um barco em segurança como ninguém.

A admiração e respeito que Zé Peixe provocava também valia para seus colegas, que o tinham como um homem íntegro e irrepreensível. O prático Leonardo Inácio, que conviveu com “Zé Peixinho” (como era conhecido pelos colegas), conta que era impossível apontar nele um único defeito. “Nenhuma pessoa que tenha convivido com Zé Peixe vai falar algo de ruim dele. Ele vai ficar na história como uma pessoa única, um ser humano sem máculas”, afirmou. Em sua opinião, a história de Zé Peixe, tanto no campo profissional como no pessoal, faz dele uma figura representativa do povo sergipano. “Eu tenho muito orgulho de ter tido a oportunidade de trabalhar com ele. Zé Peixe é uma das poucas pessoas que representam verdadeiramente a sergipanidade e é alguém que só honra a imagem do seu estado”, declarou Leonardo Inácio.

O legado de Zé Peixe

Seu jeito vigoroso, corajoso, independente e trabalhador sempre foram vistos como exemplos de caráter e de envelhecimento digno. Ao longo de décadas, foi tema de vários jornais, revistas, livros (inclusive uma biografia, intitulada ‘Amigo das Águas’), entrevistas e reportagens televisivas, tanto nacionais quanto internacionais. No dia do seu último aniversário, viu a inauguração de seu busto na Praça dos Heróis, na Capitania dos Portos. Há uma estátua dele no Memorial de Sergipe outra no Espaço Zé Peixe, museu e centro cultural construído para preservar sua linda história na beira das águas do Rio Sergipe.

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas