Todas as demais empresas passam seus dias tentando corresponder às expectativas de seus clientes, conquistar novos, e defender-se de eventuais ataques dos concorrentes.
As empresas aéreas fazem isso, e muito mais. Muito especialmente as que voam no Brasil. Passam parcela expressiva das horas, dias, semanas, meses e anos, defendendo-se da avalanche de processos na Justiça. Não existe nenhum outro país do mundo onde os serviços aéreos sejam monumentalmente levados à Justiça como no Brasil. E com a pandemia, com os cancelamentos recorrentes de voos, as estatísticas, enquanto os aviões permaneciam estacionados em terra, foram, literalmente, para o espaço.
Além da queda desproporcional na demanda, e em decorrência da pandemia nos últimos dois anos, as três empresas aéreas brasileiras defendem-se nos tribunais do país de 216 mil processos, decorrentes das ações ingressas exclusivamente em 2020 e 2021.
Anos atrás o Brasil tinha advogados de plantão nas imediações das carceragens. Os mais que conhecidos e famosos ADVOGADOS DE PORTA DE CADEIA.
Hoje tem mais advogados nos saguões e terminais dos aeroportos do que na porta das cadeias e da Justiça.
Em declarações ao jornal VALOR, EDUARDO SANOVICZ, presidente da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, disse: “o desafio que temos não está ligado à pandemia, mas ao ambiente legal brasileiro…. De acordo com EDUARDO, hoje existem no Brasil mais de 30 sites de escritórios de advocacia que compram o direito dos passageiros em processos, oferecendo os serviços de defesa em troca de um percentual…
E assim, às milhares de espadas com que acordam, todos os dias, as três empresas aéreas brasileiras, segundo o EDUARDO, “dados do Instituto Brasileiro do Direito Aeronáutico, 98,5% das ações civis do setor em todo o mundo, tramitam no Brasil”. Em todos os demais países, 1,5%. No Brasil, 98,5%.
Conclusão, os balanços das empresas aéreas brasileiras têm, como destaque, na rubrica provisão para processos judiciais, um valor absurdo.
Na média das três empresas, cada uma vem trabalhando com uma provisão anual de R$200 milhões…
Esse é o Brasil. E esse é o desvario de se ter uma empresa aérea em nosso país.
Se nos demais países não é fácil, no Brasil, as chances de sucesso, e ainda assim por um período de tempo, é de no máximo, exagerando, 5%. Mas, volta e meia tem novos malucos empreendendo no território…
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Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.