Para acessar nossos Conteúdos PREMIUM exclusivos clique abaixo

A segunda bolha. Desta vez, silenciosa e horizontal

A primeira bolha da internet, do digital, da chamada NOVA ECONOMIA eclodiu na virada do milênio.

A segunda, agora, num universo muito maior, e pipocando todos os dias o que atenua seu impacto visual e sonoro. Mas, simplesmente, monumental.

Nas duas bolhas um mesmo protagonista, MASAYOSHI SON, do SOFTBANK.

Da primeira bolha, trazemos para vocês o relato do livro do economista SEBASTIAN MALLABY, “THE POWER LAW” livro diminuído e mediocrizado no Brasil com o título pífio de uma tradução literal e burra, “A LEI DA POTÊNCIA”. Se, e para ser literal quisessem, deveria ser A LEI DO PODER… Mas o título deveria ser, mesmo, OS BASTIDORES DA NOVA ECONOMIA…

Na página 229 do livro, MALLABY introduz MASAYOSHI, no eclodir da primeira bolha. Diz MALLABY: “MASAYOSHI SON, que por um breve período chegou a ser a pessoa mais rica do mundo, perdeu mais de 90% de sua fortuna”.

“Munido de capital durante os anos de expansão, muitas sociedades de capital de risco não viam como movimentar o dinheiro.

Alguns devolveram dólares não investidos a sócios externos, outros pararam de levantar novos fundos, e os poucos que tentaram arrecadar dinheiro foram rejeitados por financiadores…”.

O VALE DO SILÍCIO perdeu 200 mil empregos entre 2001 e o início de 2004; os outdoors nas estradas ficaram sem anúncios, e os doutores em física passaram a trabalhar como garçons.

Como disse na época um empreendedor, “estar no VALE DO SILÍCIO é entender que só as baratas sobrevivem e você agora é uma delas…”.

Corta para segunda-feira, 8 de agosto de 2022. MASAYOSHI SON convoca coletiva de imprensa que abre, confessando: “ESTOU ENVERGONHADO”.

Ou seja, de novo, MASAYOSHI, um dos principais, talvez o principal protagonista do eclodir da segunda bolha do digital.

No segundo trimestre de 2022, provavelmente, o ponto mais fundo da bolha, o conglomerado de investimentos e fundos sob a gestão de MASAYOSHI e seu SOFTBANK registraram perdas da ordem de US$23 bilhões.

Em suas declarações, MASAYOSHI disse que seu SOFTBANK está se impondo um exercício dramático de cortes de custos e de forma generalizada.

Segundo ele, seus fundos foram fortemente impactados pela onda mundial da queda no valor das ações das empresas de tecnologia, mais as perdas cambiais que impactaram o iene – o iene atingiu sua pior cotação dos últimos 24 anos em relação ao dólar no mês de julho de 2022.

Ao terminar sua coletiva, e reconhecendo estar pagando o preço decorrente do açodamento e superficialidade nas decisões de investimentos e compras de participações, MASAYOSHI disse, “Se tivéssemos sido um pouco mais seletivos e investido apropriadamente não teria doído tanto…”.

Ou seja, amigos, estamos vivendo a eclosão da 2ª grande bolha da internet.

Só que desta vez, e como o universo de novas empresas é muitas vezes maior do que quando eclodiu a primeira bolha, o barulho, os prejuízos, e as consequências, ficam mais atenuadas.

Mas, as perdas são descomunais…

Em tempo, dentre as empresas onde o SOFTBANK investiu no Brasil figuram a CREDITAS, KAVAK, LOFT, MERCADO BITCOIN, QUINTOANDAR, OLIST, VTEX, ÚNICO, MADEIRAMADEIRA, RAPPI, e outras mais, e que também e neste momento, e em quase sua totalidade, procedem a cortes significativos em seus quadros e investimentos.

———————–

Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.

Confira o PDF na íntegra.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore