Era uma vez a TOK&STOK, fundada na cidade de São Paulo, no ano de 1978, pelo casal RÉGIS e GHISLAINE DUBRULE.
Durante 35 anos, mudou a história do negócio de decoração em nosso país. Com design, leveza, acessibilidade, embalagem, montagem, exposição.
No meio do caminho ganhou uma concorrente – ETNA –, mas sem o brilho, a inovação, e o sucesso da TOK&STOK.
No ano de 2012, o GRUPO CARLYLE comprou e assumiu o controle da TOK&STOK, e, em paralelo, a RENNER, um ano antes, concluiu a compra da CAMICADO, procedeu a uma releitura radical na rede de lojas de utensílios domésticos, multiplicou as lojas, e aparentemente conseguiu um formato, modelo e tamanho mais contemporâneo que o da TOK&STOK.
Enquanto isso, outros e novos concorrentes chegavam ao mercado, muito especialmente os originários do ambiente digital.
Diante de toda essa nova realidade, agora, 44 anos depois de sua abertura, a TOK&STOK se reposiciona, passa a privilegiar espaços menores de até 700 metros, e decide voltar a investir em novas lojas, muito na pegada do que a RENNER fez e faz com a CAMICADO.
A partir deste ano, começa a multiplicar suas novas lojas no formato STUDIO, mais concentrada em utilidades domésticas, presentes e objetos de decoração.
Em entrevista à EXAME, e falando sobre o reposicionamento, ou, segunda vida da TOK&STOK, seu diretor de expansão LUCIANO ESCOBAR disse: “O novo conceito tem como principal objetivo trazer velocidade ao programa de expansão para todos os próximos anos.
Estamos agora também voltados às pessoas que saem de casa para fazer compras em shoppings e outros locais, diferente de como procedíamos anteriormente, privilegiando as pessoas que planejavam compras e vinham às nossas lojas. Tinham como destino a TOK&STOK.
Agora queremos ser acessíveis aos compradores eventuais e de passagem…”.
Objetivamente, e como comentamos no início, assistimos ao processo de CAMICADIZAÇÃO da TOK&STOK.
E assim, prevalecem dúvidas e questionamentos sobre o eventual sucesso.
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Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.