Daniel Pink é um dos mais criativos e sensíveis pensadores da administração moderna.
Do estado de OHIO, ESTADOS UNIDOS, da pequena cidade suburbana de BEXLEY, nasceu no ano de 1964 e concluiu sua carreira acadêmica com o curso de Administração de Empresas da NORTHWESTERN UNIVERSITY.
Autor de duas dezenas de livros de sucesso, muitos deles com reconhecimento e premiação de importantes instituições.
Dentre esses livros, os que mais gostamos aqui na MADIA são, FREE AGENT NATION, onde anuncia o FIM DOS EMPREGOS, e o início da SHARING ECONOMY, habitada quase que na totalidade pelos FREE AGENTS, PROFISSIONAIS EMPREENDEDORES.
Gostamos muito também de DRIVE, onde decifra o que verdadeiramente motiva os profissionais, muito mais que dinheiro.
E agora lança seu novo livro, “THE POWER OF REGRET (O PODER DO ARREPENDIMENTO), como subtítulo, HOW LOOKING BACKWARD MOVES THE FORWARD (Como, muitas vezes, recuando, podemos impulsionar nossas carreiras e negócios).
Em entrevista a STELA CAMPOS, de EXAME, conta mais detalhes de seu novo livro que, muito provavelmente se converterá em merecido sucesso.
“A ideia do livro – diz PINK – nasceu de meus próprios arrependimentos. A pandemia, talvez tenha sido o tempero que faltava… As pessoas revelaram-se profundamente reflexivas e se revelaram abertas para compartilhar…”.
A TESE DO LIVRO
PINK decidiu pesquisar a força do arrependimento. Foi à luta e realizou uma pesquisa com 16 mil pessoas de 105 países na busca de qual teria sido o maior arrependimento de cada uma delas. Na vida pessoal e profissional. E conseguiu identificar alguns padrões.
A CONSTATAÇÃO
O maior dentre todos os arrependimentos das pessoas é o de não terem começado um negócio próprio. Pessoas que se conformaram ou acomodaram em empregos convencionais, sem o menor brilho. Na sequência, pessoas que acreditam terem escolhido a carreira errada, e, finalmente, não terem aproveitado o convívio na empresa para desenvolverem mais e melhores relacionamentos.
O COMPORTAMENTO DOS LÍDERES PARA PREVENIR E ATENUAR ARREPENDIMENTOS
Diz, Pink: “Equivocadamente pensamos que quando revelamos nossos arrependimentos as pessoas terão menor apreço pelas nossas pessoas. É exatamente o contrário, para elas passamos a valer mais. Assim, compartilhar arrependimentos é uma das melhores maneiras dos líderes criarem afinidade. Por outro lado, escrever sobre arrependimentos também é positivo porque o ato de escrever nos leva a uma reflexão mais profunda e a uma compreensão maior.
RAZÕES DAS PESSOAS TEREM DIFICULDADE DE LIDAREM COM O ARREPENDIMENTO
Diz Pink: “Duas são as principais razões. Primeiro, fomos ensinados que devemos ter apenas emoções positivas – o que é irreal e perigoso – e que ter emoções negativas é um sinal de que existe algo errado conosco.
E, segundo, não fomos treinados a responder às emoções negativas, e assim, e quase sempre que se manifestam, nos derrubam…”.
HOMENS E MULHERES
O arrependimento bate diferente em homens e mulheres, segundo PINK. “Homens têm mais arrependimentos relacionados à carreira, e mulheres, à família. Mas, as diferenças foram pequenas…”.
E, SEGUNDO PINK, quatro são os arrependimentos centrais e mais comuns às pessoas:
– Não terem sido responsáveis ou prudentes;
– Não terem se arriscado;
– Terem se comportado mal e procedido de forma contrária a seus valores;
– E, relacionamentos rompidos sem chegarem a uma conclusão…
No fundo, e a partir desses quatro arrependimentos mais comuns, como se a dizer, “Gostaria de ter mais habilidades, uma nova chance de aprender; de crescer e levar uma vida psicologicamente rica, e de mais bondade e amor…”.
PINK terminou sua conversa com STELA confessando seu maior arrependimento, “o de não saber da importância de ter um mentor – por ignorância e burrice minhas – e jamais ter admitido que precisava de um”.
Arrependimento, em italiano PENTIMENTO, é o primeiro parágrafo de um livro que virou um filme maravilhoso, escrito por LILIAN HELMAN. Era a forma como os pintores se comportavam, diante de uma obra que não gostavam, se arrependiam, e pintavam outra por cima. Décadas depois, em processos de restauração, acabava se descobrindo o arrependimento escondido pela nova obra…
De certa forma, e em nossas vidas, procedemos da mesma maneira.
———————–
Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.