Nos últimos três anos, onde o FESTIVAL DO “JÁ QUE” tomou conta de parcela expressiva de empresas em meio à euforia do DINHEIRO FÁCIL E EM GRANDE QUANTIDADE, boa parte, para não dizer a quase totalidade delas, perdeu o senso e saiu misturando especialização com generalização.
Como nos ensinou e lembra nosso adorado mestre e mentor PETER DRUCKER, cair-se nessa tentação costuma não dar certo.
Diz o mestre:
“Uma organização é eficaz somente quando se concentra em uma tarefa. A diversificação destrói a capacidade de desempenho de um estabelecimento, seja comercial, sindical, de ensino, hospitalar, comunitário ou religioso. A sociedade e a comunidade devem ser multidimensionais: são ambientes. Uma organização é uma ferramenta — e como tal, quanto mais especializada, maior sua capacidade de desempenho numa função específica”.
OU,
“Diferentemente da comunidade, da sociedade, ou da família, as organizações são formadas com um propósito e sempre serão especializadas. A comunidade e a sociedade são definidas pelos vínculos que unem todos os seus integrantes, como, idioma, cultura, história, localidade. Uma organização é definida por sua missão. A orquestra sinfônica não tenta curar doentes; toca música. O hospital é quem cuida de doentes, mas não se arrisca a tocar Beethoven”.
Num final de semana deste segundo semestre de 2022, JEANE TSUTSUI, presidente do mais que tradicional e respeitado GRUPO FLEURY, deu, numa mesma entrevista, as seguintes declarações. Ao ESTADÃO, e à jornalista FERNANDA GUIMARÃES:
A – “Estamos fortalecendo nosso posicionamento em MEDICINA DIAGNÓSTICA…” Perfeito, esse é a gênese do FLEURY. Irretocável, nota 10 com louvor,
Mas, na sequência, e não resistindo as tentações da “SÍNDROME DO JÁ QUE”, diz:
“Estamos fortalecendo nosso posicionamento em MEDICINA DIAGNÓSTICA, e, indo além… criando outros serviços para o paciente se manter engajado em sua jornada de saúde…”.
WHAT? Agora o FLEURY é, também, ortopedia, oftalmologia, e tudo o mais que se revelar ótima oportunidade de investimento…?!
E a isenção, como fica?
Como a mais importante marca de LABORATÓRIO do País, agora também faz diagnósticos — não estamos contestando a qualidade — que, se os resultados definirem necessidade de tratamento oftalmológico ou ortopédico podem ser também atendidos por outra empresa do GRUPO FLEURY?
Pior ainda.
Diz JEANE, como se isso fosse certo do ponto de vista convencional da medicina, e não fosse um monumental equívoco em termos de business.
“No caso da clínica de ortopedia, o grupo passou a oferecer uma consulta integrada com o diagnóstico, para não haver “tantas idas e vindas’, além da própria fisioterapia e da cirurgia, quando necessária. Isso possibilita uma melhor experiência como reduz o desperdício do sistema…”.
Se o mais que competente e legendário LABORATÓRIO FLEURY fizer um competente e acurado exame no próprio FLEURY detectará, de forma inequívoca, uma quantidade preocupante do vírus do “JÁ QUE” correndo em suas veias e invadindo seu cérebro.
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Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.