Pelas circunstâncias e condicionantes das máquinas criadas pela NESTLÉ, as cápsulas do NESPRESSO e compatíveis são uniformizadas. Têm o mesmo formato e tamanho.
Podem ter cor, sobre embalagem lúdica, criativa, comunicadora, mas, as cápsulas em si – formato e peso – são rigorosamente as mesmas para todas as marcas.
Assim, é um dos poucos produtos onde e ainda, o produto em si é quase tudo.
Diferente de uma cerveja, vinho, uísque, vodca, rum, gim, apenas para nos restringirmos ao território das bebidas.
Portanto, o teste cego do ESTADÃO das cápsulas de café acabou por merecer muito maior atenção que os demais testes.
Conheci o café encapsulado numa viagem que fiz com o FABIO MADIA para NYC. Entramos para pequenas compras na BLOOMINGDALE’S no exato dia em que a NESTLÉ fazia o lançamento.
Deliramos com os features que a NESPRESSO trazia para o negócio do café, no que comentamos entre nós ser a SEGUNDA REINVENÇÃO DO CAFÉ, depois da MELITTA com seu filtro de papel.
Mas, vamos aos resultados do teste cego do ESTADÃO.
No BLIND TEST do ESTADÃO foram analisadas 11 marcas. E no júri profissionais especializados na ciência e na arte do café, baristas, donos de restaurante, chefs de bares e confeitarias, docerias, e muito mais.
Resultados?
1 – L’OR SUNTUOSO
2 – BAGGIO, GOURMET CLÁSSICO
3 – LAVAZZA, ARMONICO
4 – MELITTA, MARCATTO
5 – PILÃO, TRADICIONAL
6 – ILLY, INTENSO
7 – NESPRESSO, ARPEGGIO
8 – 3 CORAÇÕES, MOGIANA PAULISTA
9 – ORFEU, INTENSO
10 – STARBUCKS, HOUSE BLEND
11 – SANTA MONICA, ORGÂNICO
Em síntese, amigos, e ao descreverem o grande vencedor, o L’OR SUNTUOSO, os jurados assim se manifestaram:
“Com corpo sedoso e espuma cremosa, o L’OR SUNTUOSO foi nosso preferido, muito especialmente pela elegância. A bebida apresentou equilíbrio entre doçura, amargor e acidez. Tem aroma de frutas frescas e, no sabor, notas de açúcar queimado e doce de leite… Estimula a repetição…”.
Os grandes derrotados do teste foram, em primeiro lugar, quem inventou esse novo business, a NESTLÉ, que viu seu NESPRESSO amargar uma 7ª, posição. Assim como o STARBUCKS quase na rabeira.
Por sinal, os mais caros dentre todos… Mas, e lembrando, e como já comentamos, um crime encapsular STARBUCKS. Nada a ver com o propósito e causa que lhes deram origem.
———————–
Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.