Para acessar nossos Conteúdos PREMIUM exclusivos clique abaixo

Ode ao caos

Em questão de dias abriu suas portas, lojas, hotel, apartamentos, escritórios, lajes, o prédio mais alto de São Paulo, localizado no bairro do TATUAPÉ, EDIFÍCIO PLATINA 220, assinado pela incorporadora PORTE ENGENHARIA.

Tomara que nossos sentimentos estejam completamente equivocados, mas, por alguma razão, nos remete a um filme de 1974, dirigido por JOHN GUILLERMIN e IRWIN ALLEN, e protagonizado por STEVE McQUEEN, PAUL NEWMAN, WILLIAM HOLDEN, FAYE DUNAWAY, FRED ASTAIRE, em inglês THE TOWERING INFERNO, em português INFERNO NA TORRE.

Naquele filme, e ao retornar das férias, um arquiteto, PAUL NEWMAN, encontra terminado um arranha-céu que concebeu, e a partir daí uma série de problemas nas instalações elétricas e dramas humanos vão se sucedendo.

Estamos absolutamente confiantes que o prédio mais alto de São Paulo não passará por nada semelhante, que seus construtores seguiram rigorosamente toda a legislação, mas, temos sérios temores que a convivência numa proposta com diferentes propósitos e vocações acabará se revelando um inferno no que diz respeito à convivência e funcionamento.

São 50 lajes corporativas, 80 apartamentos compactos, 195 salas comerciais, um hotel com 190 unidades, 19 lojas, no que convencionou-se denominar de PRÉDIO MULTIUSO.

Enfim, um acontecimento.

Ganhará fama, merecerá dezenas de matérias e reportagens, mas, quanto a sua funcionalidade, ocupação, e vivência, todas as dúvidas possíveis e inimagináveis.

Transcrevemos agora a descrição contida numa primeira grande matéria sobre o PLATINA 220, publicada em agosto de 2022 no ESTADÃO, e assinada pelo jornalista LEON FERRARI:

“O PLATINA 220 não é um edifício corporativo, nem residencial, ou hotel, mas promete ser tudo isso ao mesmo tempo…

Para organizar o público controles de acesso fazem a divisão. Isso quer dizer que quem vive no residencial não terá acesso ao corporativo e vice-versa.

A única exceção ocorrerá no 1º andar, onde o hotel e o residencial compartilharão uma área de lazer com piscina, restaurante, academia, além de lavanderia…

No térreo, além das 19 lojas, ficam quatro entradas e cada uma terá uma portaria.

Já no subsolo, onde ficam mais de 500 vagas de garagem, as caixas de elevador são divididas por uso e sinalizadas pelas cores na parede.

Verde para o residencial; laranja, hotel; e cinza corporativo e offices. Dois elevadores para transferências que levam os visitantes ao térreo… No total 20 elevadores…

O residencial e o hotel dividem do 1º ao 10º andares. Os 190 quartos do hotel de 19 a 49 metros quadrados, em corredores em formato de U, ficam à direita. Já os 80 apartamentos compactos de 25 a 57 metros quadrados à esquerda…”.

Paramos por aqui. Tomara que dê certo.

Mas, as dúvidas são maiores que a dimensão do projeto…

———————–

Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.

Confira o PDF na íntegra.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore