No ano passado foi concluída mais uma negociação para compra de instituições de ensino no território da medicina e da saúde.
A AFYA, que hoje lidera o ensino de medicina no Brasil, comprou duas instituições de ensino do GRUPO TIRADENTES – UNIT – que somadas possuem 340 vagas de medicina pelo valor de R$825 milhões.
O que significa pagar R$2,4 milhões por vaga.
Enquanto isso, e de certa forma e em termos gerais, todos os demais cursos superiores mergulham em grave crise. Poucos ainda se sustentam e conseguem preencher as vagas.
Mas, e mesmo assim, procedendo a promoções e descontos, e praticando preços hoje muitas vezes 50% menores em valores reais do que praticavam há 10 anos.
Quanto a AFYA terá que cobrar por seus cursos de medicina, para cada uma das vagas que pagou a valores de hoje R$2,4 milhões, para que esse dinheiro retorne, vamos dizer, em 10 anos?
Na média, e dentre todas as faculdades de medicina, as mensalidades situam-se em torno dos R$8 mil.
Vamos multiplicar R$8 mil por 12 meses e depois por 6 anos. E chegamos a uma receita bruta por aluno, por vaga, arredondando de R$580 mil.
Esse o investimento que um jovem/família precisa fazer para concluir seu curso de medicina, a receita bruta da faculdade.
Vamos imaginar que a soma das despesas para oferecer esse curso, entre instalações, materiais, funcionários e professores, cada aluno custe para a faculdade metade desse valor, ou seja, o resultado líquido à instituição por aluno antes dos impostos seria alguma coisa como R$240 mil. Assim, e se tudo der certo, e com sorte, precisaria de 10 anos apenas para ter o retorno do capital…
Pergunta, trata-se de um bom investimento?
No entendimento dos consultores da MADIA, definitivamente não.
Mas, e hoje, e a disputa é grande, o maior valor no ensino superior de nosso país são as vagas para faculdades de medicina.
Coisas de um mundo, Brasil, em final de pandemia, e apenas mergulhando no maior tsunami de todos os tempos.
A disrupção decorrente do nascimento de um quarto ambiente, a digisfera.
A maior parte das decisões que empresários de diferentes setores vêm tomando, sob a ótica de um passado por mais recente que seja, inexoravelmente conduzirá seus negócios ao precipício do fracasso e da destruição.
———————–
Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.