Para acessar nossos Conteúdos PREMIUM exclusivos clique abaixo

Ressaca, talvez, a melhor definição

A indústria automobilística, sobre todos os aspectos, e desde o FORDINHO PRETO, e quase oito décadas de domínio da GM até a chegada das montadoras japonesas e, depois, das coreanas, mais recentemente chinesas, parece ter chegado ao fim de um grande e quase interminável ciclo. Acabou.

Revisão da energia propulsora, revisão dos modelos, revisão da estrutura de distribuição, fim das vendas e prevalecimento das assinaturas, e duas dúzias a mais de novidades e mudanças.

E, se a competitividade de nosso país nesse território, assim como em quase todos os demais, já andava devagar quase parando, agora então a situação é desesperadora. Tão desesperadora que depois de mais de 100 anos, a FORD desistiu do Brasil como país produtor e assim prosseguirá enquanto as condições de trabalhar-se por aqui não passarem por todas as mais que necessárias e inadiáveis correções. Uma espécie de reinvenção das condições estruturais da economia do País. Batemos no fundo do poço e fomos mais adiante ainda.

Em entrevista à DINHEIRO, MÁRCIO LIMA LEITE, executivo do grupo STELLANTIS e presidente da ANFAVEA, aponta os dois dedos na mesma direção: “PRECISAMOS REINDUSTRIALIZAR O BRASIL…”.

E completa, “O CUSTO BRASIL precisa de uma redução radical. Convivemos com um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que retira, por baixo, R$1,5 trilhão por ano das empresas, encarece o preço dos produtos nacionais, prejudica a competitividade, e compromete e inibe os investimentos no País.”

É isso, amigos.

Ou reinventamos e começamos a construir agora um novo e moderno país ou estamos condenados, inexoravelmente, a engrossar a rabeira da fila e junto dos demais países atrasados.

———————–

Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.

Confira o PDF na íntegra.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore