Numa entrevista à revista NIKKEI BUSINESS, no ano de 2019, MASAYOSHI SON revelava-se desacorçoado com alguns insucessos recentes.
Muito especialmente depois de ter batido todos os recordes de açodamentos, após de uma visita de 10 minutos que deveria durar uma hora, e onde, e a caminho do KENNEDY AIRPORT, em seu tablet, rascunhou e decidiu investir bilhões de dólares num negócio absolutamente temerário, o WE WORK.
SON JEONG-UI, mais conhecido globalmente como MASAYOSHI SON, talvez o único verdadeiro e absolutamente autêntico VENTURE CAPITAL MAN da história, nasceu no dia 11 de agosto, data tão querida pelos formandos da SÃO FRANCISCO.
Nasceu no ano de 1957, e na pequena cidade de TOSU, Japão.
Neto de emigrantes da COREIA DO SUL, ainda criança era fascinado pelo Mc Donald´s – não pelos sanduíches, mas pelo licenciado da filial japonesa, DEN FUJITA.
Tentou várias vezes agendar uma entrevista com FUJITA.
Em vão. Pegou um avião e foi direto a sede da empresa. Depois de horas na sala de espera conseguiu ser atendido. Após derramar-se em elogios e admirações ao Mc ouviu de FUJITA o seguinte conselho: “Não olhe para as indústrias do passado. Olhe para as indústrias do futuro. É isso, a indústria de computadores…”.
48h depois desembarcou na Califórnia, para estudar computadores, inglês e economia.
Retorna ao Japão devidamente esclarecido e capacitado, e com um plano de 40 anos: tornar-se conhecido nos 20, capitalizar-se até os 30, enfrentar o desafio de sua vida aos 40, chegar ao pico nos 50, e passar sua obra aos sucessores aos 60.
E assim, e de planos e ações simultaneamente, foi colocando seu sonho em pé.
Levou a CISCO para o Japão, comprou uma participação significativa no YAHOO, comprou a editora ZIFF-DAVIS com a revista PC WEEK, conheceu e tornou-se o admirador número 1 de JACK MA, e aproveitou para comprar uma parcela expressiva de seu ALIBABA, e nem o céu parecia ser o limite quando eclodiu a primeira bolha da internet no começo dos anos 2000, ou, virada do milênio.
Sua trajetória era abarrotada de episódios mais que emblemáticos.
Desde ter levado o primeiro desenho de um iPOD para STEVE JOBS e com capacidades de celular, passando pela compra da empresa de semicondutores ARM, por ter investido no SLACK, UBER, ALIBABA, WEWORK, e dezenas de outras empresas mais.
Talvez seu maior acerto, seu gol de placa, tenha sido comprar parcela expressiva do ALIBABA por míseros US$20 milhões, que, poucos anos depois, valiam, US$60 bilhões.
Em síntese, e repetindo, de longe, MASAYOSHI SON o talvez único, verdadeiro, maior e superlativo VENTURE CAPITAL MAN da história e da indústria financeira de todos os tempos.
E agora, e depois de alguns meses de silêncio, ALEX SZAPIRO, sócio-gestor e líder para o Brasil do SOFTBANK para a AMÉRICA LATINA, voltou a se manifestar, dizendo que o dinheiro em seu banco segue abundante para boas empresas.
Em entrevista para O GLOBO, declarou: “Parece que há uma crise absurda, que sai sangue. Mas a realidade é que o mercado não parou. Claro que o volume é menor, mas o dinheiro continua abundante para boas empresas…”.
Hoje, o maior fundo de venture capital do planeta, o SOFTBANK, e que tem US$7,6 bilhões investidos apenas na AMÉRICA LATINA, com 88 startups sendo 60 no Brasil…
É isso, amigos.
Louco, maluco, irresponsável, MASAYOSHI é, sob todos os aspectos e ângulos de análise, a maior e verdadeira referência em termos de VENTURE CAPITAL de todo o mundo.
Os livros de história dos anos 2200 e que tratarão desse bicho novo, instigante e irracional na aparência, denominado de VENTURE CAPITAL terão apenas dois capítulos.
Um livro de 400 páginas.
Nas primeiras 100, espaço para dezenas de heróis e realizadores da indústria do VENTURE CAPITAL.
E as restantes 300 totalmente dedicadas a um neto de imigrantes sul-coreanos, e nascido no JAPÃO, MASAYOSHI SON.
De longe, e sob todos os aspectos, ângulos de análise, racionalidades e irracionalidades, MEU MALUCO ADORÁVEL E PREFERIDO.
———————–
Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.