Hoje pode se dizer que sob o ângulo da idade, dentre todas as faixas a mais afetada pela pandemia foram a dos jovens. Uma espécie de tempestade perfeita despencou sobre suas cabeças.
E o registro da ocorrência vem sendo feito tanto através de pesquisas realizadas pela Faculdade de Medicina da USP com seis mil jovens em todo o Brasil, como também pela manifestação de centenas de especialistas.
Muitos fatores interagindo simultaneamente num curto período de tempo – dois anos – sem possibilidade de decantarem.
A pandemia como pano de fundo, a interrupção das aulas, o distanciamento, a maior permanência em casa, o uso dobrado de gadgets muito especialmente computadores e smartphones, e a gamificação interminável… Mais, a nova ritualística das aulas a distância… Sem falar da vacinação que os colocava no final de fila. E a indigesta chegada da puberdade e o aumento da solidão.
Em matéria da revista ÉPOCA, o registro de um trabalho publicado na EUROPEAN CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY, tendo como amostra 5.795 jovens monitorados online desde meados de 2020. As primeiras fotografias reveladas apontavam já no segundo semestre de 2020, 36% dos monitorados com sintomas inequívocos de depressão e ansiedade.
Desde já, e com absoluta certeza, em processo de diagnóstico e dimensão, a GERAÇÃO PANDEMIA… Que vai carecer de muitos cuidados em todos os próximos anos…
———————–
Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.