Acidentes de percurso sempre podem acontecer. Revestem-se de maior gravidade quando acontecem próximos da linha de chegada.
Onde empresas planejam-se, organizam-se e produzem praticamente durante todo um ano para uma data promocional, e, às vésperas da data, são flagradas como se costuma brincar, dizendo, com “batom na cueca”.
Isso acabou de acontecer com a FERRERO, que dias antes da Páscoa teve que se defrontar com uma notícia procedente do exterior da contaminação de seus produtos infectados pela bactéria salmonela. Imediatamente a empresa veio a público para dizer que todos esses produtos, e que são fabricados em sua fábrica na Bélgica, jamais foram importados e comercializados no Brasil. Mas, e mesmo assim, a desconfiança mais que plantada na cabeça dos consumidores brasileiros, e prejuízos fortes muito especialmente em seu best-seller, os OVOS KINDER, que sempre brilharam mais na Páscoa, e que se caracterizam e diferenciam pela surpresa que trazem dentro, e que se revela no abrir.
Mesmo sabendo que esses produtos jamais chegaram ao Brasil, como medida de segurança a ANVISA suspendeu a venda dos produtos KINDER importados. Ou seja, não suspendeu nada mesmo porque não são importados, mas foi a forma como a ANVISA encontrou para alertar as pessoas.
Mesmo vindo a público e reiterando que os produtos KINDER vendidos no Brasil não procedem de sua unidade na BÉLGICA, os prejuízos ainda não contabilizados, certamente serão grandes.
O que fazer-se em crises como essa, e que acontecem a poucos metros da linha de chegada?
Grosso modo, nada em relação a efeméride e data promocional. Respirar forte e engolir o prejuízo, mas, na sequência e rapidamente aferir o grau de contaminação da MARCA, e executar um plano de recuperação e resgate da imagem e da marca.
Tipo, operação, dependendo da dimensão dos estragos, tipo, BRANDING AFTERMATH, mais conhecida no Brasil como OPERAÇÃO RESCALDO…
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Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.