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Tutela, conversa mole, espertezas, enganações…

E aí, numa quinta-feira, 15 de abril de 2021, em plena pandemia, a Prefeitura Municipal de São Paulo transferiu a posse e gestão de um dos ícones da cidade e por 25 anos, o MERCADO MUNICIPAL, mais conhecido como MERCADÃO, para um consórcio batizado de CONSÓRCIO NOVO MERCADO MUNICIPAL.

O consórcio vencedor, integrado por várias empresas, concordou em pagar R$112 milhões, um ágio de 266% em relação ao valor mínimo exigido e que era de R$30,5 milhões, além de se comprometer a investir mais R$83 milhões em restaurações e reformas.

No momento a aposta era no final da pandemia, e que as milhares de pessoas que tinham por hábito frequentar, consumir e comprar no Mercadão retomassem esse hábito.

Inaugurado no ano de 1933 foi tombado pelo patrimônio histórico.

Até então, e durante quase 90 anos, jamais houve qualquer reclamação sobre a prática mais que institucionalizada por lá e em outros estabelecimentos de varejo, de oferecer amostras, degustação, aos visitantes e prováveis clientes.

Foi suficiente privatizar e os mesmos vendedores de antes passaram a ser tratados como bandidos por seguirem com as mesmas práticas de sempre, de partir e oferecer frutas para a degustação.

E não se fala em outra coisa. O tal do GOLPE DAS FRUTAS…

Na VEJA SP, a VEJINHA, entrevista do profissional contratado pelo consórcio para cuidar da gestão do MERCADÃO, ALEXANDRE GERMANO.

Dentre outras declarações ALEXANDRE disse: “Começamos a operar a concessão no mês de setembro. Orientamos os lojistas. Até que no dia 12 uma página no INSTAGRAM ganhou milhares de seguidores – @golpe…do…mercadão…sp – mais cobertura de imprensa e desde então temos procurado orientar os lojistas, antes de punir.

Posso afirmar que o golpe acabou, os próprios lojistas descobriram que seriam as maiores vítimas, na medida em que o movimento caiu vertiginosamente nos últimos dias…”.

E aí o MERCADÃO virou a bola da vez… E muitas pessoas revelando-se indignadas com o tal do GOLPE DA FRUTA.

O TAL DO GOLPE DA FRUTA – oferecer-se uma amostra – é uma pratica secular, milenar, de todos os mercados, vendas, e comércio do mundo.

Se existe uma prática que os consumidores estão mais que treinados e acostumados é essa e jamais ouvimos qualquer manifestação que isso significasse criar uma situação constrangedora, insuportável, que obrigasse pessoas a pagarem preços absurdos pelo que não querem comprar.

E aí não se fala em outra coisa.

Alguns dos supostos principais psicólogos e pesquisadores sociais foram convocados a manifestarem sobre o tema, e as explicações são incríveis, tipo, “O ambiente criado pelos vendedores dificulta que a pessoa negue a oferta e siga em frente…”.

“Tudo começa quando o vendedor já oferece a fruta para que o cliente prove, de graça. Essa questão de oferecer a fruta é uma técnica – óbvio que pode ser que eles não saibam, mas isso tem um efeito psicológico muito forte.

É uma técnica de persuasão… O nome disso na psicologia social é PÉ NA PORTA… Porque é exatamente começar introduzindo um comportamento no cliente…”.

SOCORRO!

Agora todo o comerciante em todas as barracas de todas feiras do mundo está se valendo da ingenuidade dos compradores e metendo o PÉ NA PORTA?

Chega!

Chega de tentarmos proteger as pessoas de supostos golpes – ou técnicas promocionais primárias – como se ainda fossem suficientemente ignorantes para não saber que ao oferecer uma amostra grátis, uma degustação, o comerciante quer mesmo motivar mais a realização da compra.

Ou seja, o TAL DO GOLPE DA FRUTA, que muito provavelmente provocará uma convocação de uma reuniãoespecial da ONU para tratar do assunto, é uma bobagem monumental, e que, curiosamente, só começa a acontecer, embora secularmente exista e seguirá existindo, depois que o mercado municipal, o MERCADÃO, passou para a gestão privada.

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Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.

Confira o PDF na íntegra.

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