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Voo de galinha

Conforme mais que previsto, a ITA – ITAPEMIRIM TRANSPORTES AÉREOS – bateu asa, voou mediocremente como fazem as galinhas ­–, cancelou todos os voos previstos, ressarciu os que acreditaram em sua aventura no pior sentido, e agora informa ter sido vendida para uma empresa de consultoria, a BAUFAKER CONSULTING. Verdade, ou, “BAUFAKER?”

Lembrando, CARNAVAL de 2020, JOÃO DORIA embarca com comitiva para DUBAI, enquanto a COVID invadia o Brasil, e na quarta-feira de cinzas, dia 12 de fevereiro, participa de uma reunião preparatória para a presença brasileira na EXPO DUBAI 2020 e que começaria no mês de outubro daquele ano, com uma duração prevista de 6 meses.

Na volta da comitiva, e com as notícias da COVID já ocupando todas as plataformas, anuncia o maior negócio feito por sua comitiva. Um empréstimo de US$ 500 milhões para um empresário montar uma nova empresa aérea. SIDNEI PIVA, presidente da ITAPEMIRIM. Que ao chegar anunciou a ITA, com 35 aeronaves BOMBARDIER já encomendadas, prometendo a integração do transporte aéreo com o transporte rodoviário, e através dos ônibus da empresa.

Permaneceu no ar com sua empresa aérea durante o período de 17 a 31 de dezembro de 2021, fazia 40 voos diários, e ao comunicar falta total e absoluta de caixa e determinando que seus aviões permanecessem em solo, deixou de honrar o compromisso das passagens vendidas a 47.887 passageiros.

Ou seja, a ITA fez o mais trágico e lamentável VOO DE GALINHA jamais alçado por qualquer empresa aérea em toda a história da aviação.

E agora, joga a toalha de vez, e informa ter sido vendida para uma empresa de consultoria, a BAUFAKER, — repetimos, será verdade, ou BAUFAKER? — é o que muitos se perguntam.

Uma vez mais a ANAC, agência que regula o setor revela-se uma piada, e o negócio de AVIAÇÃO COMERCIAL, coisa pra empresários malucos e que adoram o risco total e definitivo.

O índice de mortalidade de empresas aéreas, em 10 anos é de mais de 20%; em 20, mais de 40%. Em 30, mais de 60%; e em 50 anos, mais de 90%. E as que sobrevivem, definham…

Mas tem empresário que ainda alimenta o sonho de ter uma empresa aérea. Vai entender?

PS: Este comentário já estava concluído quando o ESTADÃO noticiou: “SEDE DA NOVA DONA DA AÉREA ITA ABRIGA NEGÓCIO DE CERCAS ELÉTRICAS…”.

O ESTADÃO designou um de seus jornalistas para conferir e descobriu que a nova proprietária de uma “galinha” — suposta empresa aérea — é uma sala comercial de um cowork onde existe uma pequena empresa de segurança eletrônica. Mesmo assim, ainda tentou contato com a empresária responsável, ARETA HONDA BAUFAKER, e ouviu dos vizinhos da sala jamais terem visto essa senhora por lá.

Prevalece, e agrava-se ainda mais, a conclusão que chegamos.

A ANAC — Agência Nacional da Aviação Civil — criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica no Brasil, instituída em 2005 e começando a atuar no ano de 2006 em substituição ao DAC — Departamento de Aviação Civil — é uma piada de péssimo gosto. Se os passageiros de avião do Brasil dependessem do rigor, competência e responsabilidade da ANAC jamais deveriam considerar subir em um avião.

Em seu portal diz ser sua MISSÃO “garantir a segurança e a excelência da aviação civil”, e, autorizou, uma aventura no pior sentido. Autorizou uma empresa dizer-se EMPRESA AÉREA, e sair vendendo passagens para os desavisados, desprotegidos e enganados cidadãos brasileiros.

Apenas lembrando, constrangidos e envergonhados todos nós brasileiros, e acima de tudo revoltados, ao se manifestar sobre essa piada supostamente empresa aérea, o presidente da ANAC, na sexta-feira, 17 de dezembro, JULIANO NOMAN, declarou: “Nós fomos pegos de surpresa. Não esperávamos que a companhia fosse parar…”.

Quando o presidente de uma agência reguladora dá uma declaração patética e criminosa dessa, em tese uma instituição que jamais, em hipótese alguma, por sua missão e função, poderia SER PEGA DE SURPRESA, só resta aos brasileiros rezar e fazer promessas antes de cada embarque.

Definitivamente, GOL, AZUL, e LATAM, não merecem ser regulada por essa instituição de quinta categoria. Que se autorregulem e gerenciem, em benefício de seus passageiros, e da continuidade do negócio.

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Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.

Confira o PDF na íntegra.

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