1º Fórum Pacto das Pretas discute equilíbrio racial no mundo corporativo

A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa inovadora que chegou para revolucionar a forma que as empresas e investidores institucionais podem contribuir para equacionar o problema da equidade racial no Brasil, abre inscrições para o 1º Fórum Pacto das Pretas. O cadastramento é gratuito e deve ser realizado de forma online, no site da instituição, até o dia 25/07. O evento é híbrido e acontecerá no dia 30 de julho, no Itaú cultural, em São Paulo. A expectativa da organização é receber 200 convidados presenciais, além de contar com a participação de 300 expectadores virtuais.

Alinhado ao princípio da associação, de oferecer uma métrica inovadora para as empresas mensurarem o desequilíbrio racial, com a perspectiva de desenvolverem soluções inclusivas e antirracistas, o evento tem como tema ESG “Enegrecendo a sustentabilidade nas empresas”. O fórum é direcionado a todos os profissionais e empresas interessadas pela temática ESG, que atuam e/ou desejam se engajar nas inciativas para redução do desequilíbrio racial e combate ao racismo no Brasil.

A programação do encontro é composta pela Palestra Magna, cujo tema é “Protagonismo da mulher negra nas transformações sociais”, ministrada por Maria Aparecida Bento (Cida Bento), psicóloga, ativista brasileira e diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), além de três painéis: “Como o Índice ESG de Equidade Racial pode mensurar mudanças de impacto na cultura organizacional e propor ações inclusivas e equânimes”, ministrado por Rachel Maia, embaixadora do evento, empresária e conselheira administrativa da Vale, Banco do Brasil e CVC, Adriana Barbosa, CEO PretaHub e Mônica Marcondes, Executive IB Banco Santander; “Transformação Social: Educação, Políticas Públicas e Investimento Social”, que conta com as presenças de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Prof. Dra. em Ciências Humanas – Prof. Emérita da Universidade Federal de São Carlos, Aline Odara, idealizadora do Fundo Agbara, Benilda Brito, pedagoga e mestre em Gestão social, Kelly Baptista, diretora na Fundação 1Bi e Hainra Asabi, coordenadora APEOESP e Quilombo Dandara; “Práticas Inclusivas corporativas e o processo de emancipação social”, por Adriana Alves, Diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão, BNP Paribas, Laiz Carvalho, co-founder Black Swan e Jessica Silva Rios -Integrante do Comitê ESG do Grupo Fleury e Conselheira do Lab de Equidade de Gênero da ANDE Brasil. A mensagem final e os agradecimentos em nome das mulheres da Associação Pacto fica por conta de Soraia Barbosa Cardoso, Gerente SR de Gente na VOX Capital.

Dentro da sua premissa de educação, em sua programação a associação traz também uma exposição literária, eletrônica, denominada “Pretas Escritoras”, em homenagem a “Maria Firmina dos Reis”. Localizada no hall de entrada do Teatro do Itaú Cultural, a mostra tem como objetivo dar visibilidade a mulheres escritoras de ontem e de hoje que contribuíram com a educação e construção social brasileira, como Antonieta de Barros, Maria da Conceição Evaristo de Brito, Nina Ferreira, Roberta Tavares, Kika Sena, Maria Luisa Passos e a própria Maria Firmina dos Reis.

“O Pacto das Pretas é uma iniciativa que surgiu com o propósito de articular um fórum liderado por mulheres pretas. Foi criado para fortalecer as proposições das lideranças femininas em seus diferentes contextos profissionais, na perspectiva de romper as discrepâncias históricas estruturais e sociais na sociedade brasileira, evidenciando o seu potencial e força na luta pela equidade racial. Tem como diferencial em suas ações propostas a disseminação do Protocolo ESG Racial”, diz Gilberto Costa, Diretor Executivo do Pacto.

De acordo com o executivo, a iniciativa tem o compromisso de gerar a conscientização e influenciar na tomada de decisão sobre a pauta racial dos stakeholders. O objetivo do Pacto é fazer do fórum um encontro anual, realizado sempre em julho, período em que se celebra o mês da mulher preta, e que ele entre no calendário racial dos eventos de São Paulo. “Por meio dessa ação almejamos também potencializar a divulgação do Índice ESG de Equidade Racial Setorial – que traz um recorte dos indicadores de desigualdade racial dos 25 macros setores da economia, segundo parâmetros do IBGE e, consequentemente, aumentar significativamente o número de adesão das empresas ao Pacto.

“Queremos produzir inteligência para a sociedade. Por isso, todas as nossas atividades e projetos tem como objetivo gerar conexão com as empresas e profissionais protagonistas que auxiliem na agenda racial”, reforça Costa. A organização do fórum é gerida pela Associação Pacto Pela Equidade Racial, com a co-criação de mulheres de alguns estados da federação, advindas de diferentes segmentos: corporativo, social, empreendedores, do investimento social privado.

SERVIÇO

Evento: Fórum Pacto das Pretas
Tema: Enegrecendo o ESG das empresas
Data: dia 30/07 – das 9h às 13h
Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo (SP)
Inscrições: acesse o link – Se inscreva e aguarde a confirmação por email

#Abramark, #pactodaspretas2022, #pactodaspretas, #pactoequidaderacial, #equidaderacial

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas