Iniciativa busca elevar o debate sobre campanhas eleitorais e formar uma rede de profissionais qualificados
Mais de 50 profissionais de comunicação e política participaram do primeiro encontro do BLACKBELT, curso criado para reunir talentos do marketing político, compartilhar experiências práticas e aprofundar conhecimentos sobre todas as etapas de uma campanha eleitoral – da pesquisa às estratégias digitais, passando por planejamento, criação e produtos finais.
Idealizado por Guto Araújo (SEED Marketing e Estratégia), Marcello Natale (BN3 – Marketing Baseado em Números), e Darlan Campos (República Marketing Político), o curso segue até 13 de dezembro, com 18 módulos ministrados por especialistas e autores reconhecidos no setor. O projeto também promove um ambiente de networking para gerar novas conexões e oportunidades de trabalho no mercado.
Segundo Guto Araújo, que já coordenou e participou de mais de 30 campanhas no Brasil, América Latina e África, o objetivo é “elevar para a primeira prateleira o aprendizado sobre o marketing político no Brasil” com um curso potente ministrado por “profissionais que trazem a experiência de campanhas com alto nível de complexidade em diversos países”. O time de professores é composto pelos três coordenadores e inclui nomes de peso como Emerson Saraiva, Fábio Gomes, Gil Castilho, Guilherme Gonçalves, Juarez Guedes, Karina Terso e Marcolino Joe, entre outros.
Estrutura do curso
De acordo com Darlan Campos, escritor e especialista em planejamento de campanhas, o curso foi dividido em dois grandes eixos:
Primeiro eixo: abrange pesquisas eleitorais qualitativas e quantitativas, estratégia política, planejamento, jornalismo, criação publicitária, direção de TV, análise e conteúdo digital, além de encontros presenciais vinculados ao COMPOL, maior ciclo de encontros regionais de comunicação política do país.
Segundo eixo: concentra imersões sobre temas transversais como debates eleitorais, direito eleitoral, produção de conteúdo, pós-produção e Inteligência Artificial.
As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h30, via Google Meet. Embora gravadas, os organizadores destacam a importância da participação ao vivo para potencializar a troca de experiências entre os participantes.
Para Marcello Natale, que é também um dos organizadores do badalado COMPOL, o BLACKBELT reflete a ascensão do digital nas campanhas eleitorais. “Comecei em campanhas onde o digital era considerado apenas um braço esquecido, e hoje ele ocupa o centro das estratégias. O curso une teoria e prática para entregar conhecimento de ponta aos participantes”, completa.
Informações sobre inscrições para novas turmas do BLACKBELT podem ser feitas pelo perfil oficial do projeto no Instagram (@sejablackbelt) ou pelo site sejablackbelt.com.br.