Cruz Vermelha São Paulo lança a primeira plataforma de streaming de impacto social e brinca: você assina, não assiste e ajuda quem precisa!

A Cruz Vermelha São Paulo, de forma disruptiva, reinventa a forma de doar para arrecadar fundos para suas atividades: a instituição lança o Help Plus, um streaming fictício feito para as pessoas apenas assinarem, e não para assistirem. O valor de cada assinatura, ao menos, é destinado para a ajuda humanitária.

Criado pela Lew’Lara\TBWA, Help Plus é uma plataforma que nasceu de um insight sobre hábito de consumo de streaming: o consumo de conteúdo “on demand” se tornou muito mais que uma tendência comportamental, um hábito consagrado na rotina diária no mundo todo, e no Brasil não foi diferente. São muitos adeptos: 7 em cada 10 brasileiros assinam plataformas de streaming (fonte: “Streaming 2022”, Hibou). E como a oferta de títulos e séries se dividem entre as diversas opções de plataformas, isso faz com que, entre aqueles que pagam por esse tipo de serviço, 62% assinam dois ou mais (pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 2022). Resultado: muitas vezes, as pessoas pagam várias mensalidades, mas não chegam a assistir os conteúdos.

De olho em propor uma forma mais útil de investir este valor mensalmente e fazer da doação um ato mais divertido e irreverente, a Cruz Vermelha São Paulo inovou e criou o primeiro streamimg de impacto social. Cheio de opções de filmes clichês, com histórias já contadas ou finais previsíveis, Help Plus parece um streaming de verdade, mas é todo fake.

Para dar ainda mais veracidade, foram criados 100 títulos de filmes, com capas e sinopses também fictícias que propõe que o público assine e não assista. A diferença para as outras plataformas é que, nesse caso, o assinante dorme com a consciência tranquila pois o dinheiro da mensalidade não foi desperdiçado, e sim, revertido em doação.

“Com o apoio da Lew´Lara, buscamos criar uma forma criativa de buscar a atenção das pessoas para a doação”, comenta Bruno Semino, da Cruz Vermelha São Paulo.

Como todo streaming que se preze, Help Plus também é lançado com um trailer épico, com linguagem característica das plataformas de vídeo, mas que, assim como toda a ideia, assume um tom irônico, revelando que se trata de mais um streaming para você pagar e não assistir. Mas, ao menos, será para ajudar a Cruz Vermelha SP.

“A ideia do HelpPlus foi inspirada em um comportamento real das pessoas, que em sua maioria, pagam e assinam mais de um serviço de streaming de vídeo, mas que não conseguem assistir. Por isso a criação de um streaming fake pensado em fazer a doação ser vista de forma mais jovem, bem-humorada, moderna, e nada mais contemporâneo que um streaming. Mas diferente dos outros, o HelpPlus não te dá a sensação de desperdiçar dinheiro, mesmo você pagando e não assistindo, já que a Cruz Vermelha São Paulo transforma a sua “assinatura” em doações para quem precisa”, completa Fernando Lyra, diretor de criação da Lew´Lara\TBWA.

A instituição de ajuda humanitária atua de diversas formas, auxiliando os poderes públicos e, principalmente, serviços de saúde, com a missão de aliviar o sofrimento humano e proteger as vidas e a saúde das pessoas. E como forma de manter e crescer essa causa nobre, o Help Plus chega como uma importante iniciativa de arrecadação mensal para instituição.

“As contribuições recorrentes são essenciais para a formatação de programas de longo prazo que possibilitem a efetiva diminuição da vulnerabilidade dos beneficiários”, finaliza Bruno.

Já disponível no www.helpplus.com.br, a plataforma está apta à assinatura e promete ser um streaming que nem os críticos mais criteriosos poderão botar defeito, com filmes sempre com o mesmo final: alguém ajudando quem precisa.

Assista ao filme da campanha:

#Abramark, #CruzVermelhaSP, #LewLaraTBWA

FICHA TÉCNICA

Título: Help Plus

Agência: LEW’LARA\TBWA

Cliente: Cruz Vermelha São Paulo

CEO: Marcia Esteves

CCO: André Gola

Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima | Rodrigo da Matta

Direção de Criação: Fernando Lyra

Direção de Arte: Guilherme Sakosigue, Rhalybe Aizann e Fernando Lyra

Redação: Rafael Miessi e Lucas Alcorta

Managing Director: Helena Brant e Maria Pirajá

Negócios: Manuela Mascarenhas, Bruna Ayabe, Sandra Sales e Sofia Seligman

CSO: Raquel Messias

Estratégia: Bruno Lobo e Marcela Farran

Conteúdo: Daniela Dias

CDMO: Vicente Varela

Mídia: Elenice Galera, Marilena Cadena, Caroline Gayo, Rafael Nascimento, Carlos Bonifácio e Fernanda Menezes.

CCOO: Elise Passamani

Operações: Fran David

Projetos: Carolina Galastri, Ana Carolina Andrade e Thais Rodrigues

Produtora Digital: Digital Business

Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri

Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino e Simone Camacho

Produção de RTV: Izabel Soares e Isabela Torquato

Edição e Finalização: Gustavo Murbach

Produtora de Filme: Movietrailer

Trilha: Envato

​Produtora de Tecnologia: Bolha

Diretor Executivo: Nagib Nassif Filho

​Diretor de Operações e Software: João Frescurato

Novos Negócios: Cristina Pazetti ​

Gerente de Projetos: Ana Assis

​Desenvolvedor Fullstack : Juan Petrus

Aprovação do Cliente: Bruno Semino

 

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