Líder em moda second hand, Enjoei participa pela primeira vez da feira ABF com o intuito de expandir sua presença offline e conquistar um mercado de R$58 bilhões no Brasil
O Enjoei, maior plataforma de moda second hand do Brasil, segue trabalhando com foco na expansão de seu modelo de negócios por meio de franquias. A empresa, que já conta com cinco lojas abertas e consolidadas em cidades como São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro, projeta a abertura de 300 novas unidades até 2027. Pela primeira vez, a marca estará presente na ABF Franchising Expo – um dos maiores eventos de franquias do país, que acontece até o dia 28 de junho em São Paulo – para apresentar a oportunidade a potenciais franqueados. Com 60m², o estande do Enjoei foi pensado para simular uma loja real, permitindo que os visitantes experimentem o conceito inovador da marca.
A expansão para o varejo físico é estratégica para o Enjoei, que foi a primeira companhia no Brasil a investir no mercado de moda circular em 2009, se consolidando no online e agora indo também para o presencial. Uma pesquisa do BCG (Boston Consulting Group) encomendada pela empresa revela que o mercado offline de itens usados é quatro vezes maior que o digital e deve movimentar R$58 bilhões no Brasil até 2027. O modelo de franquia do Enjoei foi desenhado para espaços de 150 a 300 m², com equipes de 8 a 12 funcionários, investimento inicial a partir de R$500 mil e faturamento projetado em mais de R$3 milhões ao ano.
Essa decisão da marca foi motivada também por dados promissores das três lojas próprias em operação desde 2024: 70% dos frequentadores são novos clientes, 20% deles se fidelizaram, e 30% dos clientes já existentes no marketplace gastam de 2 a 5 vezes mais nas lojas físicas. Para os próximos 12 meses, a meta é vender 30 franquias, com 15 unidades em operação, sendo que cinco delas devem estar em funcionamento há mais de seis meses.
“O mercado de moda circular está em expansão no mundo inteiro e as franquias do Enjoei oferecem um modelo inovador, atrativo e sustentável para empreendedores que desejam fazer parte dessa revolução” afirma Joel Queiroz Júnior, COO do Enjoei “Um dos diferenciais do Enjoei é sua gestão de estoque e precificação. As lojas físicas utilizam uma plataforma própria, desenvolvida com base na expertise da marca no mercado online, que garante eficiência e inteligência na precificação dos produtos”, finaliza.
Os pontos físicos da marca também seguem o modelo de sucesso da plataforma digital, permitindo que os clientes vendam suas peças. Para isso, é necessário escolher uma unidade do Enjoei no site, agendar um horário e levar os itens para avaliação na loja. O pagamento é feito na hora via PIX ou com 20% de créditos para uso na loja.
Além da aquisição do Elo7 e de 25% na participação do Cresci e Perdi em 2023, o Grupo Enjoei aposta na expansão por franquias como uma estratégia de crescimento. Este modelo foi cuidadosamente planejado com base na experiência das três primeiras lojas próprias da marca, inauguradas no ano passado em São Paulo nos bairros Fradique Coutinho, Campo Belo e Frei Caneca, que serviram como referência para a implementação do novo formato.