Grupo Boticário inaugura seu primeiro laboratório de neurociência do setor de beleza no Brasil

Chamado de neurolab, o espaço possibilitará a atuação de especialistas e cientistas na decodificação das respostas neurais associadas à experiência sensorial no mercado da beleza

O Grupo Boticário acaba de inaugurar seu primeiro laboratório de neurociência no Brasil, que irá atuar na decodificação das respostas neurais associadas à experiência sensorial da beleza. Denominado de NeurolabGB, a iniciativa é um marco no setor e endereça o compromisso da companhia em ir além dos limites convencionais, mantendo sempre a centralidade no consumidor, de modo a atender seus desejos e necessidades proporcionando as melhores emoções associadas a itens de qualidade.

O Neurolab foi inaugurado no final de 2023 no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, em São José dos Pinhais, e conta com diversos equipamentos de neurociência, unindo tecnologia de ponta e atuação de especialistas na busca por compreender a complexa percepção da mente humana. Além disso, o espaço potencializa a atuação do time de Ciências do Consumidor, vinculada à Diretoria de Qualidade, Excelência e Cuidado, que passa a utilizar novas tecnologias no desenvolvimento de produtos e experiências que vão além das expectativas tradicionais, mantendo o Grupo Boticário na vanguarda do setor.

A ação se soma à estratégia do Grupo Boticário em desenvolver produtos inovadores com o apoio da neurociência, como Malbec X, Linda da Felicidade, a embalagem de Vult Cabelos, Aroma&Terapia, Cuide-se bem Boa noite, entre outros. Para ampliar sua capacidade de análise, a empresa investiu na aquisição de maquinários de última geração, o que proporcionará mais competitividade e eficiência para a indústria, beneficiando o próprio consumidor. Além disso, toda a identidade visual do laboratório foi construída através de técnicas de neurociência.

Para Juliana Canellas, diretora de Qualidade e Performance de Produto do Grupo Boticário, o laboratório é uma iniciativa voltada não apenas para a inovação, mas para contribuir positivamente com a sociedade, elevando a experiência da beleza a um nível mais profundo e significativo. “Há mais de 40 anos o Grupo Boticário tem em seus consumidores o centro de seu modelo de negócio e busca propiciar sempre as melhores experiências e emoções. Entendemos que a neurociência desempenha um papel fundamental e poderá nos auxiliar na compreensão do que é considerado relevante para nosso público. Por isso entendemos que com as respostas cerebrais a estímulos visuais, táteis e olfativos, podemos personalizar produtos e serviços que não apenas atendem aos desejos, mas também promovem o bem-estar emocional “, conclui a diretora.

Atuação do Neurolab para desvendar os mistérios do funcionamento do cérebro humano

Dentro do laboratório de neurociência serão realizados estudos sobre os diferentes tipos de percepção sensorial ou de emoções, inclusive sobre a ótica de grupos minorizados. Existem várias técnicas diferentes de neurociência, que possibilitam ao time de trabalho diferentes abordagens, como exemplo, há um equipamento que é capaz de monitorar estímulos e a ocorrência de impulsos elétricos cerebrais, batimentos cardíacos, foco do olhar, dilatação da pupila entre muitos outros.

Juliana Canellas ainda explica que o mérito da ciência aplicada à beleza está na capacidade de aprofundar a compreensão dos processos biológicos, sensoriais e psicológicos envolvidos na experiência dos consumidores. “Ao integrar princípios científicos, como os derivados da neurociência na indústria da beleza, é possível desenvolver produtos e práticas mais eficazes e personalizadas. E isso não apenas impulsiona a inovação na criação de formulações mais assertivas, mas também permite uma abordagem mais holística, considerando a diversidade genética, as necessidades individuais e as tendências culturais, impulsionando assim a valorização da diversidade.”, conclui.

Além disso, a ciência aplicada à beleza contribui para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, seguros e éticos. Ao unir beleza e ciência, a indústria busca não apenas criar produtos estéticamente atraentes, mas também promover o bem-estar e a auto expressão positiva.

Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.Tô, Truss, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 18 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 83 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.

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