As peças, limitadas e que estão à venda a partir desde sexta (30) no e-commerce da JMB, foram lançadas durante a Semana de Moda Masculina na França, inspiradas no orgulho de ser “vira-lata”
A Ipiranga e o Je M’appelle Brasil fizeram história na Semana de Moda Masculina de Paris, onde apresentaram a primeira coleção cocriada entre um coletivo de moda e uma distribuidora de combustíveis. Agora, é possível conferir o resultado desde sexta (30), quando as quatro peças da coleção Complètement Vira-lata estão disponíveis para venda online ao público, após fazerem sucesso em um showroom exclusivo na capital francesa.
Cada item foi desenvolvido a partir da ideia de valorizar o conceito “vira-lata”, prestando uma homenagem à versatilidade, resiliência e capacidade de adaptação da cultura brasileira. A coleção-cápsula terá um número limitado de itens à venda, que estarão disponíveis no e-commerce da Je M’appelle Brasil, , enquanto durar o estoque. É a primeira vez que as marcas nacionais Carnan, Class, Mad, Quadro Creations, Sufgang e Pace desenvolvem juntas uma coleção.
As peças de street wear que compõem a coleção são complementares e, ao mesmo tempo, versáteis: uma jaqueta matelassê que se transforma em colete; uma camiseta preta com detalhes das marcas que integram o coletivo, podendo ser usada em várias ocasiões; uma calça que vira bermuda; e um boné, acessório indispensável para garantir o estilo.
Para a diretora de Marketing da Ipiranga, Rafaella Gobara, a parceria inusitada tem total conexão com a marca. “A Ipiranga faz parte da vida dos brasileiros há mais de 86 anos. Pra chegarmos até aqui, estamos sempre inovando, fazendo algo diferente e nos reinventando. A colaboração com o Je M’appelle Brasil, ao mesmo tempo que representa a diversidade e a criatividade da nossa marca e da cultura brasileira, também nos aproxima de novos públicos. Na Ipiranga, nós temos orgulho de ser ‘vira-lata’ todos os dias, com campanhas que são a cara do país, inclusive com os vira-latas caramelo que são mascotes em nossos postos e ‘abastecem’ os consumidores de alegria”, explica Rafaella.
Durante a Semana de Moda Masculina de Paris, as peças da coleção foram expostas em uma pop-up store e foram produzidos diversos conteúdos nas redes da Ipiranga, mostrando os bastidores do trabalho, que geraram mais de seis milhões de impressões no Instagram e TikTok. Neste mês, como parte do lançamento, foi realizado um ensaio fotográfico e um fashion film em um posto Ipiranga real, na capital paulista. Além dos modelos, também participaram autênticos vira-latas caramelo: o cães-frentistas “Matuê” e “Poze”, adotados por um posto da rede no interior de São Paulo.
Segundo Carol Freitas, Diretora de Criação Associada da Mutato, agência responsável pelo projeto, “essa colaboração nos enche de orgulho pois mostra como é possível sair do óbvio sem abrir mão das verdades mais básicas da marca. Um posto de combustível é vivo, faz parte da vida nas cidades, assim como o streetwear. E em Ipiranga a gente está sempre buscando o que tem de mais Brasil de verdade, comportamentos, cultura urbana, tendências. Ressignificar e abraçar o viralatismo em uma collab de moda é ao mesmo tempo surreal, mas super genuíno, e por isso é tão poderoso”. João Selare, também Diretor de Criação Associado da agência, complementa: “Uma coleção que fortalece a máxima: o melhor do Brasil é o brasileiro mesmo. E também mostra que um posto pode ser mais que um posto quando coloca comunidades no centro de sua essência”.
Sobre a Ipiranga
A Ipiranga está presente na jornada de mobilidade dos brasileiros, abastecendo a vida em movimento de milhões de pessoas diariamente. São mais de 86 anos em operações de excelência e qualidade de combustíveis e atendimento ao consumidor, valorizando o relacionamento com clientes e o compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade urbana. São cerca de 6 mil postos e 6,8 mil grandes clientes que aplicam o portfólio pioneiro e completo de produtos e serviços da Ipiranga para atividades da indústria, transporte, logística e carga. Reconhecida por diversos rankings, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo, a AmPm e o Jet Oil, além de um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, o KMV, com 38 milhões de participantes. A Ipiranga é uma empresa comprometida com as agendas de segurança, diversidade e inclusão social, além de promover qualificação profissional, oportunidades para entrada de jovens no mercado de trabalho, voluntariado, iniciativas de carbono neutro e o Saúde na Estrada, um dos maiores projetos nacionais para cuidados e bem-estar do caminhoneiro. Para a frota de caminhões a seu serviço, a Ipiranga conta com o programa Mover, onde apoiamos os parceiros na estruturação e execução de seus planos de melhoria, buscando um transporte mais eficiente, seguro e comprometido com aspectos sociais. A empresa é signatária do Pacto Global e atua alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Ficha técnica
Cliente: Ipiranga
Título: Complètement Vira-lata
CEO: Leonardo Linden
VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios: Bárbara Miranda
Diretora de Marketing: Rafaella Gobara
Assessora de Comunicação Institucional: Clarissa Pereira Cogo
Equipe Técnica: Eric Key Mizuno, Nicole Faria Ferraz, Tiago de Sousa Araújo, Ana Barbara Elias Valle
Agência: Mutato
CEO: Daniel Cecconello
COO: Décio Freitas
Vice-presidente de Criação: Dindi Coelho
Diretores de Criaçāo Associados: Carol Freitas e João Selare
Redação: Carol Freitas, Maxuel Menezes e Beatriz Vaz
Direção de Arte: João Selare, Donna Christien, André Cândido e Willian Cotô
Community Manager: Caroline Venco
Diretor executivo de Estratégia: Felipe Muller
Diretora Geral de Estratégia: Juliana Morganti
Gerente de Planejamento: Juliana Kataoka
Diretora de Insights: Izabella Demercian
Analista de Insights: Agatha Galdino
Diretora de Atendimento: Nagila Nunes
Supervisora de Atendimento: Nathalia Romeiro
Diretora de Influência: Thais Mara
Coordenadora de Influência: Carolina Guimarães
Influência: Thaynara Pio, Tatiane Correia e Nathalia Gallasi
Je M’Appelle Brasil
Diretor Criativo: Samir Bertoli e Saulo Bertoli – @samirbertoli @saulo.bertoli
Fotografia Campanha: Marcos Vinicius – @atemporalboy
Assistente Fotografia: Juarez e Victor Tavares – @ju4rez @vitavareess
Pós Produção: Caio Matos – @sotxm_
Fotografia Lookbook: Marcos Vinicius – @atemporalboy
Fotografia Still: Marcos Vinicius – @atemporalboy
Fotografia KV: Cássio Andreasi – @cassioandreasi
Assistente Fotografia: Lucas Ribeiro – @lucascrbro
Direção de iluminação: Renan Simões – @_renansimoes
Assistente de Iluminação: Victor Barosi – @victorBarosi
Beleza: Sofia Tanahara – @sofiatanahara
Styling: Saulo Bertoli – @saulo.bertoli
Casting: Matheus Batista, Rosa Chrispim, Giovanna Ferrc, Jay Charles e Victor Yudy – @matheusbatis.ta @rosachrispim @giferrc @jaaycharles @victorryudy
Apoio: Haco – @haco_oficial
Fashion Film
Direção e Edição: Rodrigo Ferreira – @rodrigosferreira
Direção Fotografia: Gui Carrara – @gui_carrara
1 AC: João Dreguer
Gaffer: Leonardo Perez – @leoperezn
Colorista: Gui Carrara – @gui_carrara