Makers expande atuação e se consolida como ecossistema completo de desenvolvimento para líderes do marketing

Rede cria frentes de educação e negócios para fortalecer o mercado através de aprendizado, experiências e colaboração entre profissionais da indústria brasileira

 

A Makers, rede que reúne 150 dos principais CMOs e líderes de marketing do Brasil – responsáveis por gerenciar cerca de R$ 20 bilhões em verbas publicitárias ao ano –, anuncia uma nova fase, com a evolução do seu modelo de negócio. Nascida como uma comunidade segura para líderes da indústria compartilharem aprendizados e visões, a rede agora se posicionará como ecossistema completo para o desenvolvimento de pessoas, construção de reputação e geração de negócios.

Com o novo formato, a Makers deixa de ser apenas um espaço de pertencimento para atuar nas frentes estratégicas de educação e oportunidades corporativas. As iniciativas, atualmente, estão divididas em “Makers Community”, que mantém viva a rede de trocas entre as lideranças; a “Makers Academy”, voltada à educação executiva, formação de novos líderes e desenvolvimento de competências estratégicas; e a “Makers for Business”, que permite a criação de ações que conectem marcas a experiências de alto impacto – como o CMO Day, Wellness Day e o projeto Pega a Visão.

“Queremos atuar com profundidade em diferentes níveis da jornada do marketing para enriquecer e ser uma engrenagem no desenvolvimento da disciplina no Brasil, seja por meio de treinamentos, cursos e mentorias para os profissionais, bem como na geração de negócios para grandes marcas e outros players da indústria. Em tempos de mudanças rápidas e exigências inéditas para os CMOs, a Makers se consolida como a rede que não apenas entende a transformação, mas que constrói novos caminhos para ela.”, destaca Thiego Goularte, fundador e CEO da Makers.

O profissional aponta que uma das principais motivações para a mudança de postura da operação está nas profundas transformações que vêm acontecendo na cadeira de CMO, tanto em hard quanto em soft skills. “Além da base de marketing, publicidade e branding, é fundamental conhecer de forma mais profunda disciplinas de tecnologia, de gestão corporativa e criatividade – muitas delas que não eram tradicionais das suas funções”, avalia. Mais do que acompanhar tendências, a Makers vai antecipar os movimentos e preparar líderes para um marketing mais estratégico, integrado e de impacto real no mercado.

 

Nova marca

Para traduzir esse novo momento ao mercado, a Makers conta com a parceria da agência Magenta, responsável pela estratégia do novo posicionamento e pela criação da nova identidade visual. O trabalho foi baseado em uma comunicação sofisticada, clara e que mostre a Makers sempre em movimento constante, aliado ao seu maior diferencial: atuar como uma rede construída colaborativamente por seus membros.

“Em um ambiente onde a atenção dos líderes é cada vez mais disputada, a Makers investe na profundidade e na colaboração. Para refletir esse novo momento, mostramos a evolução da Makers e a força do ecossistema completo de desenvolvimento para os profissionais do marketing, uma área em que todos precisam estar em constante movimento e aprendizado”, conta Flavia Altheman, CEO da Magenta e membro da rede desde seu início, quando ocupava posições de liderança do marketing em grandes anunciantes.

A expectativa da Makers para 2025 é de crescimento de 350% em seu faturamento, impulsionado pelas novas frentes – principalmente a Makers for Business, seu portfólio de eventos e projetos editoriais com grandes marcas. Com um modelo de negócio híbrido, que combina comunidade, mídia e educação, a Makers impacta, atualmente, mais de 6 mil profissionais de marketing através do newsletter “Brands by Makers”, que já passou da edição 100 com taxa média de abertura acima da média de mercado. Mais de 40 marcas e empresas, entre elas Mastercard, Accenture Song, Eletromidia, Salesforce, Netflix, Localiza, monday.com, Camil, PicPay, Ambev e Méliuz, já participaram de projetos cocriados com a rede.

Novo Conselho

Como parte do processo de evolução, a Makers acaba de estruturar seu primeiro Conselho Consultivo, com o objetivo de fortalecer a visão corporativa da rede, apoiando na tomada de decisões estratégicas de médio e longo prazo. Compõem o board Daniel Campos, CMO da RD Saúde; Bernardo Dinardi, fundador e CEO da TM1; Sheynna Hakim, do BNP Paribas; Andrea Salgueiro, board chair da Ypê e senior advisor da Accenture; Mariam Topeshashvili, general manager da LTK; e Sandra Montes, CMO da Olist. “Este grupo terá um papel fundamental na evolução do modelo de negócios da Makers, na consolidação de sua governança e no desenho de caminhos que sustentem seu crescimento como plataforma de influência e desenvolvimento de líderes, com ambição de se tornar uma referência global”, reforça Thiego Goularte.

Ficha Técnica

Agência: Magenta

Cliente: Makers

CEO/CCO: Daniel Motta

COO: Flavia Altheman

CSO: Flávia Campos

Planejamento: Talita Vasconcelos

Atendimento: Tiago Zewe

Diretor de Criação Executivo: Rodrigo Vezzá

Diretor de Arte: Sergio Barros / João Felipe Ribeiro / Will Rodrigues / Matheus Ladeira

Redator: Lúcio Caramori / Angelo Giovanni

Motion Designer: Samuel Gustavo

Montagem: Jackson Guilherme / Igor Vasco

Produção: Izabel Soares/ Yuri Fuly

Cliente: Thiego Goularte / Danielle Baldarena

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore