O Mercado Livre segue investindo constantemente em sua proposta de valor inclusiva. Além de outros benefícios para pessoas trans, passa a oferecer auxílio financeiro para a cirurgia de redesignação de gênero para seus colaboradores e colaboradoras. Dentre as demais ações para apoiar seus funcionários transgênero, estão também seguro fiança para aluguel de imóveis, assessoria jurídica para a alteração de nome e gênero em registros civis, além do suporte psicológico com profissionais especializados.
“A comunidade LGBTQIA+ é um dos focos da nossa estratégia de Diversidade e Inclusão. Queremos que nossos profissionais escolham o Mercado Livre porque se identificam com o nosso propósito, valores e cultura. Porém, reconhecemos também o quanto alguns benefícios podem, de fato, promover o bem-estar das pessoas trans. Por isso, estamos ampliando nossos esforços, com benefícios tangíveis e voltados a questões importantes e que são fundamentais para os nossos colaboradores e colaboradoras”, afirma Patricia Monteiro de Araujo, diretora de People do Mercado Livre no Brasil.
A empresa cobre até 70% do valor da cirurgia de redesignação de gênero, com limite de até US$ 5 mil por procedimento. O benefício é elegível a todos os colaboradores, com pelo menos um ano de empresa, independentemente da posição que ocupam. Além disso, como parte das suas políticas de bem-estar, o Mercado Livre oferece às pessoas trans 15 dias de licença por ano para procedimentos médicos.
Outra importante iniciativa para apoiar seus colaboradores transgênero é o pagamento do seguro fiança para locação de imóvel como residência. “O preconceito é ainda uma barreira grande para as pessoas trans em vários aspectos, inclusive no momento de firmar um contrato de aluguel, quando ainda há muita desconfiança sobre a finalidade do imóvel. A fim de ajudar nossos profissionais, subsidiamos 100% do valor do seguro por vezes exigido nesse tipo de transação”, destaca Angela Faria, head de Diversidade & Inclusão do Mercado Livre para América Latina.
Além de assessoria jurídica, para a retificação de nome e gênero em registros civis, e suporte psicológico com profissionais especializados, o Mercado Livre conta ainda com banheiros neutros em suas operações. “É uma jornada, mas estamos confiantes nos aprendizados e no avanço que trazemos para o mercado, estimulando ainda mais empresas a fazer o mesmo. A diversidade e a inclusão são motores da nossa inovação e trabalhamos para que nossas equipes reflitam a diversidade de nossos milhões de usuários”, completa Angela.
Para Giulia Brito De Lima, representante de Atendimento ao Cliente do Mercado Livre, em São Paulo (SP), a inclusão é uma jornada de todos. “Como uma mulher trans, vivendo no Brasil e enfrentando o mercado de trabalho, a oportunidade que me deram foi única, que mudou a minha vida. Nunca me via trabalhando na maior empresa da América Latina e só tenho a agradecer por terem essa visão de mundo ao ponto de contratarem uma transexual”, comenta ela. “A minha experiência tem sido incrível, sou respeitado e sei que, se não for respeitado, providências serão tomadas pela empresa”, conta Matheo de Alcantara Rossi, representante no centro de distribuição de Extrema (MG).
O Mercado Livre é reconhecido pela consultoria Great Place To Work como uma das melhores empresas para trabalhar no mundo, na América Latina e no Brasil, país onde recentemente foi eleita a melhor empresa para as mulheres.
#Abramark, #MercadoLivre, #LGBTQIA+