Pesquisa revela que tecnologia é a chave para lidar com a rotatividade de funcionários

A Adobe Document Cloud lança relatório “The Future of Time: Hybrid Workplace”, que examina os desafios e oportunidades desta nova era de trabalho híbrido nos EUA. Entre as descobertas da pesquisa está a tecnologia como fator a ser analisado na procura de novos empregos. Dos 1.400 entrevistados, 72% dos funcionários e 88% dos gerentes pesquisados dizem que o acesso a ferramentas digitais modernas é um fator chave na avaliação de novos empregos.

Dessa forma, a tecnologia pode ser uma chave para lidar com a rotatividade de colaboradores que sobrecarrega os demais colegas, 61% dos funcionários sentem um aumento do esgotamento como resultado das demissões, e esse sentimento foi ainda maior entre os que disseram não ter acesso às tecnologias.

“Dado que 1 em cada 3 funcionários dizem que provavelmente buscarão um novo emprego no próximo ano, as empresas devem considerar atualizar sua tecnologia para tornar o local de trabalho híbrido mais produtivo e tornar o trabalho de todos mais impactante, independentemente da localização. A hora de fazer essas mudanças não é agora – é ontem”, explica o Senior Channel Manager da Adobe no Brasil, Eduardo Jordão.

A pesquisa foi feita com 1.400 funcionários e gerentes de grandes, pequenas e médias empresas para obter opiniões sobre trabalho híbrido, tecnologia e o futuro da produtividade. Confira abaixo outros insights apontados na pesquisa:

Desafios e oportunidades que chegam junto com a tecnologia
Apesar das vantagens que os recursos tecnológicos podem oferecer, principalmente na construção de um modelo de trabalho híbrido, há um grande obstáculo na manutenção das soluções. A pesquisa da Adobe indica que profissionais que dividem o tempo entre casa e escritório gastam cerca de 5 a 7 horas por semana solucionando problemas ou configurando tecnologia.

Dos maiores desafios da transição para o trabalho híbrido, quase 70% dos funcionários citaram a tecnologia – incluindo configuração, colaboração de arquivos e solução de problemas, como Wi-Fi irregular no escritório e em casa e edição de documentos compartilhados entre colegas híbridos.

Uma tecnologia melhor pode ajudar a preencher a lacuna de engajamento funcionário-gerente
À medida que mais empresas lançam novas políticas de retorno ao escritório, há uma clara desconexão entre como gerentes e funcionários se sentem em relação a esse cenário. A tecnologia explica parte da desconexão entre os gerentes e suas equipes. Segundo a pesquisa da Adobe Document Cloud, um terço dos funcionários se sentiram reprimidos por gerentes que usavam tecnologia desatualizada ou que sofriam para usar ferramentas de colaboração modernas.

Apenas 1 em cada 2 dizem sentir que seu gerente é um pouco experiente em tecnologia. Muitos desses funcionários também relataram estar mais sobrecarregados com o tempo e menos produtivos no trabalho por causa de sistemas tecnologicamente ineficazes. “Porém, o estudo revela que gerentes e funcionários estão alinhados sobre o quanto mentalidades flexíveis e digitais podem realmente capacitar as equipes e tornar o ambiente corporativo melhor e mais produtivo”, esclarece Jordão.

A pesquisa aponta que tanto os gerentes quanto os funcionários são a favor de horários de trabalho flexíveis, retorno parcial ao presencial, licenças médicas e a atualização das tecnologias existentes no escritório para tornar o trabalho híbrido para todos. “O que está claro é que as empresas precisam reconhecer a importância de ouvir os funcionários para entender o que os capacitaria mais e os estilos de trabalho que fazem sentido para cada organização”, conclui Jordão.

#Abramark, #AdobeDocumentCloud

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas