Uma das cidades mais visitadas do país recebe a campanha “Gramado.Feita de histórias” com novo posicionamento.
A cidade de Gramado lança sua nova campanha institucional de turismo, assinada pela agência Protarget, responsável pelo conceito, planejamento e criação da nova marca. Intitulada “Gramado. Feita de histórias.”, a campanha marca um novo momento no posicionamento da cidade como destino turístico e cultural.
O lançamento da campanha não foi ao acaso e ocorreu durante o Festuris, a maior feira de turismo da América do Sul e também próximo ao período natalino — época mais emblemática do calendário local.
Para o processo de reposicionamento, a Protarget refletiu sobre o atual momento de transformação da cidade e propôs uma leitura mais humana e contemporânea sobre o destino, reconhecendo o protagonismo de moradores, empreendedores e visitantes na construção da identidade local.
Para Ricardo Müller, diretor de Criação e Estratégia da Protarget, mais do que destacar os tradicionais atrativos, como a arquitetura, a gastronomia e o clima europeu, a proposta é evidenciar que Gramado é resultado das histórias que ajudaram a moldá-la e continuam a inspirar quem a visita. “Nosso desafio foi traduzir esse sentimento em uma narrativa que resgata a autenticidade e o orgulho de ser gramadense, além de convidar o turista a viver sempre novas histórias”, explica.
Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo da cidade, ressalta que a mudança no posicionamento da marca mantém viva a essência que consagrou o destino, ao mesmo tempo em que reflete seu dinamismo atual. “Gramado é um destino único no Brasil, com uma cultura muito própria e uma variedade de atrações que atraem visitantes de todas as regiões do país e da América do Sul ao longo de todo o ano. Essa diversidade é o que inspira a nova marca, que reforça a ideia de que a cidade é feita das histórias de quem vive aqui, de quem trabalha e de quem a visita”, afirma Bertolucci.
Em se tratando dos elementos que compõem a nova marca, a identidade visual traduz o novo conceito na tipografia do logotipo, que passa a incorporar ícones representativos da cidade. A paleta de cores foi desenvolvida para transmitir aconchego e naturalidade, com uma base sólida em off-white e azul profundo. Uma segunda paleta, inspirada nas quatro estações do ano, traz dinamismo e versatilidade à marca, permitindo que ela se transforme de forma sutil ao longo do tempo. Assim, a identidade visual se torna viva e mutante, acompanhando o ritmo das mudanças sazonais e “vestindo” a cidade com novas cores durante o ano.
Para evidenciar todo esse conceito, um filme-manifesto foi desenvolvido e percorre cenários emblemáticos como o pórtico de entrada, o centro urbano com sua arquitetura tradicional, parques, atrações naturais, espaços de agroturismo e manifestações culturais locais.
A veiculação da campanha ocorre nas mídias digitais oficiais da Prefeitura, além de eventos e plataformas de promoção nacional e internacional, ampliando a visibilidade de Gramado como destino turístico de referência no Brasil e no mundo.
Ficha técnica
Cliente: Secretaria Municipal de Turismo de Gramado + Convention & Visitors Bureau.
Agência / Produção: Protarget
Campanha: Place Branding da Gramado — Gramado. Feita de histórias.
Direção de Criação: Ricardo Müller
Head de Criação: Rafael Diedrich
Planejamento e Redação: Leonardo Vitorino
Direção de Arte: Rafael Diedrich / Arthur Martin
Ano: 2025










