Com foco em autenticidade e conteúdo relevante, o Grupo SBF comemora o sucesso do seu programa de influenciadores, que impulsionou a receita das marcas Centauro, Fisia e Studio 78, e espera uma expansão para 2025
O Grupo SBF, que reúne marcas como Centauro, Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), NWB, FitDance, X3M, OneFan e Studio 78, atento à inovação e às transformações do varejo impulsionadas pela digitalização e pela crescente influência das redes sociais, comemora o êxito de seu programa de influenciadores, o Social Commerce. Lançado em 2021 como um canal digital estratégico para as marcas, a iniciativa teve um crescimento exponencial na receita do negócio ao longo dos anos, atingindo um aumento de quase 200% no último ano.
Atualmente, o programa atende três grandes unidades de negócio: Centauro, Fisia (Nike do Brasil) e Studio 78. Entre 2022 e 2024, o número de influenciadores participantes dobrou, chegando a cerca de 500 nomes atualmente – incluindo os embaixadores – de diferentes nichos esportivos, como basquete, futebol, corrida, treino, academia e athleisure (estilo de moda que combina roupas esportivas com peças casuais).
“Estamos apenas no começo da nossa jornada com o Social Commerce, e já vemos um crescimento significativo tanto em receita quanto no número de influenciadores de peso ao nosso lado. Estamos entusiasmados com as oportunidades que 2025 nos trará. Nosso objetivo é ampliar ainda mais essa rede, fortalecendo a conexão entre as marcas e os consumidores. Ao investir em autenticidade e na criação de conteúdos com narrativas impactantes, acreditamos que continuaremos liderando a transformação do varejo esportivo no Brasil, construindo uma comunidade cada vez mais engajada e alinhada aos nossos valores”, comenta Jaques Weltman, Gerente Executivo de Social Commerce.
O Social Commerce do Grupo SBF conta com um hub de conteúdo estratégico, cuja principal missão é criar narrativas autênticas e envolventes que dialoguem com o universo do esporte e os valores das marcas. “A proposta é que os influenciadores não apenas promovam produtos, mas se tornem verdadeiros contadores de histórias, gerando um conteúdo genuíno e engajador.” Ressalta Weltman.
O impacto do projeto reflete tanto na geração de receita para o negócio quanto no aumento de awareness, que é mensurado por meio dos resultados obtidos a partir dos próprios conteúdos produzidos pelos influenciadores nos canais digitais, assegurando que as marcas estejam presentes de forma estratégica nas conversas do público.
O case vai além da venda de produtos, criando uma comunidade engajada e emocionalmente conectada. Esta é mais uma estratégia bem estruturada e uma abordagem voltada para a autenticidade, na qual o Grupo SBF se posiciona na vanguarda da inovação do varejo esportivo no Brasil, destacando-se como um exemplo de sucesso no cenário digital atual.
Sobre o Grupo SBF
O Grupo SBF é um ecossistema do esporte que conecta pessoas, marcas e criadores. Incentiva a prática de atividade física para todas as pessoas, transformando histórias em produtos, serviços, conteúdos e experiências, e, dessa forma, movimenta o mercado esportivo para um novo patamar. Até 2020, o Grupo atuou no país com a Centauro – maior varejista de artigos esportivos da América Latina – e tornou-se o distribuidor oficial da Nike no Brasil por meio da Fisia. Em 2021, foi criada a SBF Ventures, incorporando novas unidades de negócio a esse ecossistema: a NWB, maior plataforma de mídia digital esportiva do Brasil; a FitDance, uma das maiores plataformas de dança do mundo; a X3M, referência em live marketing esportivo no país; a OneFan, sportstech focada em potencializar a relação de torcedores e fãs com entidades esportivas e; o Studio 78, multimarca que oferece produtos do universo streetwear. Saiba mais em: www.gruposbf.com.br