Startup brasileira propõe a reinvenção da relação entre pessoas e cidades com produtos e serviços

A MCities surgiu a partir de um problema real de um homem público sobre o falta de interatividade entre as cidades e as pessoas — uma questão difícil não merecia uma resposta óbvia

Uma startup de Curitiba (PR) projeta mudar, e muito, a forma com que cidadãos interagem, convivem e consomem nos mais variados espaços urbanos.

A ideia surgiu na mente de Paulo Hansted, profissional de marketing com especialização na Universidade de Berkeley (USA), e que fez carreira em veículos e agências de comunicação. Inquieto e apaixonado por tecnologia, Hansted foi impactado certa vez, em um encontro de trabalho, por uma afirmação do então Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira: “Minhas cidades são burras, não dialogam com as pessoas”.

Desafiado por aquele problema e disposto a resolvê-lo de forma inédita, viajou por 17 países visitando dezenas de cidades e mapeando oportunidades e insights distintos. As cidades inteligentes já estavam florescendo, mas ele queria ir além, aproximar pessoas e contribuir decisivamente com a melhoria da qualidade de vida.

Cidades Interativas

Muito além de simplesmente “inteligentes”, as cidades interativas pressupõem o uso da tecnologia para criar ou amplificar a inclusão e o empoderamento do cidadão de uma forma ampla e irrestrita, com approaches específicos e estratégicos. Ou seja, tudo de mais funcional e instigante, ali, ao alcance, valorizando ao máximo a experiência dos usuários. Além disso, este conceito nasce com a disposição de dinamizar a economia, a partir de estímulos de inteligência, coordenados para amplificar a conexão das pessoas com a cidade.

Em smartphones, tablets ou desktops — sim, dá para interagir até de casa — é possível trazer ainda mais vida à cidade recebendo uma notificação ou por meio de um QR code, incluindo navegação lúdica, realidade aumentada, virtual ou mista, em uma verdadeira transformação no espaço urbano. A cidade é a plataforma, e é a partir dela que tudo acontece, em ruas específicas, trajetos, calçadões, praças. Gastronomia, comércio, serviços e até campanhas de cunho social ou informações para turistas: tudo pode estar conectado e gerando novos estímulos de conexão e valor.

“Vamos precisar reinventar a relação entre pessoas e cidades. A conexão entre mundo físico e virtual abre espaço, estimula as descobertas e o reencontro no ambiente urbano, dinâmica essencial para a retomada da vida social e econômica dos municípios”, destaca Paulo Hansted, CEO da MCities.

Paulo Hansted

Oportunidades de Negócios

Já são oito canais de experiência da plataforma operacionais ou em desenvolvimento: em casa, sabor, descubra em família, ruas interativas, rotas, cidade pet, e, é logo ali. Tudo com o propósito único de reconectar pessoas com ambiente, em um verdadeiro storytelling urbano, humanizando a tecnologia e evitando a formação de guetos. É a convergência da cidadania com os negócios, ou “serviço como marketing”, como gosta de destacar Paulo.

Com cerca de 800 mil usuários desde que começou a operar, há três anos, a MCities possui tratativas para implementação de sua tecnologia em quatro municípios brasileiros, o que deve ser formalizado e lançado entre setembro e novembro. Também há outras possibilidades de operação já avançadas em Portugal.

“Temos conversado com muitos investidores, nacionais e internacionais. Estamos com vários diálogos em curso com grupos que estão demonstrando interesse em somar forças a MCities, de empresas de tecnologia, fintechs a grupos de comunicação. Muito em breve vamos ter novidades”, finaliza Paulo Hansted.

#Abramark, #MCities, #Startup, #Marketing

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas