Unoeste inova com inúmeras possibilidades de aprendizagem no metaverso

É jogo ou vida real? A sensação provocada pela alta tecnologia traz dúvidas se aquilo que os olhos veem e o corpo sente é realmente uma ilusão. Se você já teve a experiência de colocar um óculos de realidade virtual, sabe bem o que isso significa. Agora, imagine um espaço que reúne realidades Aumentada, Virtual, Mista e Metaverso, além de holografia projetada em tempo real. Parece até descrição de um brinquedo padrão Disney ou Universal, não é mesmo?! Mas esse recurso já é realidade nos campi de uma universidade e a tecnologia exclusiva empregada vem revolucionar o processo de aprendizagem, algo pioneiro no setor educacional.

O Projeto Betha da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) compreende ambientes que proporcionam imersão inusitada aos alunos, por meio de gamificação e metodologias que podem ser utilizadas para todas as áreas do conhecimento. Esse projeto teve início com a Sala Betha, implantada em 2019 no campus 1 de Presidente Prudente e foi levada também para os novos campi de Jaú e Guarujá. As grandes novidades, agora, são o Lab Arena e o MultiVerso Labs.

Antônio Sérgio Alves de Oliveira, responsável pelo Departamento de Design Instrucional da Unoeste e idealizador do projeto, conta que esses laboratórios devem ser entregues já neste segundo semestre. De acordo com ele, os cenários são elaborados com a fusão de metodologias e a aprendizagem ocorre de forma totalmente gamificada, lúdica e emocionante. O diferencial é que todos os aplicativos são desenvolvidos por sua equipe e todos os equipamentos adquiridos são de última geração.

Arena: tecnologias implantadas causam impacto e metodologias estimulam tomadas de decisão rápidas

O primeiro Lab Arena está sendo finalizado no campus 1. Em uma sala de um pouco mais de 7 metros de diâmetro e extremamente escura, os alunos encontram uma arena elevada em 15 cm, em forma de mandala, cercada por uma parede de 2,5 metros de altura e composta por círculos para 36 pessoas. No teto está projetada uma estrutura metálica circular para acomodar todos os projetores de luz, suporte para holografia em 360° e TV.

Antônio Sérgio explica que a intenção é impactar, provocando estímulos sensoriais. “A emoção inicia no corredor da arena. Ao acessá-la, o participante pisará em um círculo dentro da mandala, o qual acionará o sistema de iluminação e áudio projetando sobre ele uma luz que indicará o início do jogo. Ao centro, uma holografia projetada de 1,5 metros em 360° e fumaça lançada tornam a proposta ainda mais impactante”, detalha.

Com o start e toda ambientação proposta pelo cenário, o participante escolhido para dar a resposta da rodada precisa ser rápido em seu raciocínio e se errar, é eliminado. Vence quem ficar por último na arena. Contudo, a todo momento o desempenho dos jogadores está sendo analisado pelo docente e até a estratégia utilizada pelo vencedor é avaliada.

Multiverso Labs

O conceito de metaverso tem gerado curiosidade e expectativa. Trata-se de um universo a parte, onde é possível criar um avatar e participar de eventos, interagir com outras pessoas (avatares), construir coisas, realizar atividades, tudo isso de forma virtual e em tempo real. O Multiverso traz essa dinâmica e muito mais. “São ambientes imersivos que permitem realizar experimentos realistas e sofisticados com os principais recursos de um laboratório físico”, explica o designer.

A metodologia imersiva tem o foco na aprendizagem experiencial e na prática com o estudo de casos, storytelling e aprendizado baseado em desafios. “O usuário assume o papel do profissional e precisa solucionar um problema. O formato proporciona uma experiência empática que gera engajamento e estimula a autonomia e o aprendizado por meio da simulação”.

Para exemplificar, o designer descreve três cenários no metaverso voltados à área da saúde, mas salienta que as possibilidades são infinitas para todas as áreas do conhecimento. O interessante é que as dinâmicas podem ser realizadas com os participantes dentro do laboratório utilizando os óculos de realidade virtual ou de qualquer outro lugar.

1º) Anamnese no Metaverso: a anamnese é como se fosse a entrevista que o médico ou outro profissional da saúde realiza com o paciente, para coletar o máximo de informações de seus sintomas e tomar a conduta correta. Da própria casa o aluno entra no cenário virtual de um consultório, por meio de seu avatar, onde também terá outros avatares: paciente (ator) e professores. Então o aluno inicia a anamnese e o ator começa a passar o que está sentindo. No mesmo consultório virtual estará o professor assistindo e avaliando a conduta do acadêmico simultaneamente.

2º) UTI no Metaverso: neste cenário, os alunos/avatares entram na Unidade de Terapia Intensiva e se deparam com outro avatar deitado (paciente-ator) e mais dois professores/avatares. Ao lado do paciente tem um monitor cardíaco e um ventilador. Se ele estiver entubado, então o aluno vai tocar no ventilador, o qual será ampliado na tela para que sejam indicados os parâmetros. Os docentes estarão dentro da mesma sala observando toda a conduta em tempo real.

3º) Instrumentação cirúrgica: ao entrar no metaverso, terá um paciente/avatar sendo operado e ao lado a mesa de instrumentação cirúrgica. O aluno terá que passar os instrumentos solicitados pelo cirurgião com as mãos ou se estiver com o óculos de realidade virtual a ação será através de contato visual.

Sala Betha

A Sala Betha está presente nos campi 1 (Presidente Prudente) e também em Jaú e Guarujá. As atividades são desenvolvidas em tecnologias como mesas interativas, realidades virtual, aumentada e mista, holografia, peças impressas em 3D, dispositivos móveis e projetores de alta definição. Conheça mais esse espaço no vídeo 360° e assista pelo celular para ter uma experiência ainda mais emocionante.

#Abramark, #Unoeste, #Inovação, #Metaverso

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas