PJ PEREIRA é considerado um dos contadores de histórias mais inovadores do mundo.
Na propaganda, começou sua carreira como o primeiro profissional de mídias digitais numa grande agência brasileira (DM9), onde conquistou os dois primeiros leões em Cannes na recém-criada categoria digital (Cyber Lions). Da DM9, saiu para ser cofundador da AgênciaClick, que em menos de um ano ganhou um Grand Prix em Cannes com uma campanha digital para o Banco de Olhos de São Paulo; e no ano seguinte, um Grand Prix no Festival de Londres com um filme interativo para o Banco Itaú.
No início dos anos 2000, PJ partiu para a carreira internacional ao assumir o comando criativo da matriz da AKQA em San Francisco. Foi lá que começou a desenvolver interesse pela nascente área de Entretenimento de marca com a produção de seu primeiro longa-metragem — o filme Unflinching Triumph, para a Red Bull.
Em 2008, PJ e seu sócio Andrew O’Dell deixaram a AKQA para fundar a Pereira O’Dell, que logo se tornou uma referência na propaganda mundial, apontando novas possibilidades e caminhos para o que a publicidade poderia se tornar quando mistura boas histórias, inovação e o respeito ao tempo que os consumidores dedicam a uma marca. Foi assim que a agência produziu longa metragens com Werner Herzog, dirigiu séries integradas com mídias sociais com alguns dos maiores nomes de Hollywood, e ganhou centenas de prêmios. Incluindo um raro Grand Prix triplo em Cannes (Cyber, Filme e Entretenimento, para The Beauty Inside, Intel e Toshiba), que no mesmo ano foi premiado na categoria de Innovation in Storytelling do Emmy, se tornando a primeira iniciativa publicitária do mundo a ganhar um troféu contra programação normal de TV.
Com sua dupla nacionalidade, o profissional vem representando Brasil e Estados Unidos como presidente de júris nos principais festivais internacionais. Só em Cannes, foram cinco vezes como jurado — três delas como presidente de júri, nas categorias Cyber, Entertainment e Social Media. Numa dessas experiências, PJ juntou a equipe de jurados para publicar o primeiro livro editado por um júri de Cannes: The Art of Branded Entertainment.
Na literatura, PJ usou sua habilidade para lançar vários best-sellers ligados a causas importantes, como o preconceito às religiões de matriz africana, e o abuso religioso. Sua trilogia Deuses de Dois Mundos e o livro A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa lhe renderam diversos prêmios e resultaram na sua inclusão na lista dos mais importantes autores brasileiros da atualidade no Dicionário da Literatura Brasileira do Século XXI.
Devido à sua atuação para marcas, causas e seu trabalho para a modernização da propaganda no mundo, PJ Pereira foi reconhecido como um Ícone da Propaganda de San Francisco (Prêmio Hal Riney, 2019), foi premiado pelo ativismo nas áreas de imigração pelo American Immigration Council (American Heritage Awards 2021), e cultura africana (Prêmio Luiza Bairros). Além disso, PJ foi escolhido como um dos 50 mais criativos do mundo pela revista Creativity, um dos 100 profissionais mais influentes do mercado pela American Association of Advertising Agencies, e recentemente, recebeu o President’s Award do Advertising Club of New York como reconhecimento ao seu ativismo pela diversidade na indústria.
Apesar de todo esse reconhecimento, quando perguntado sobre o trabalho mais importante de sua carreira, PJ não tem dúvida: a campanha pela vacinação contra a covid nos EUA. Uma campanha que orquestrou, através do AdCouncil, a participação de mais de 200 empresas de produtos, mídia e tecnologia, para diminuir a relutância à vacina. Em 11 meses, a campanha ajudou a levar os EUA de um país com apenas 30% de intenção de vacinação a mais de 80% da população adulta com pelo menos uma dose tomada. Uma campanha tão importante, que seus bastidores foram transformados numa matéria de sete páginas na revista do The Washington Post.
PJ hoje vive com sua família em Connecticut, nos EUA, de onde trabalha com uma equipe espalhada pelo mundo, pratica artes marciais e se prepara para o lançamento de seu próximo livro.
PJ Pereira: “O desafio hoje é equilibrar o retorno financeiro da campanha e do tempo do consumidor”. Assista ao depoimento de PJ Pereira sobre sua carreira e marketing: