A expectativa é que o Facebook lance o smart Ray-Ban até o final deste ano
Nem só o smartwatch está nos planos de Mark Zuckerberg. O CEO da empresa anunciou na última quarta-feira (28), em uma reunião com investidores, a parceria com a Ray-Ban para lançar óculos inteligentes.
Embora os planos do Facebook, durante o evento online Facebook Connect, em 2020, de lançar os óculos inteligentes em 2021 tenha se concretizado, Zuckerberg ainda informou quando esse dispositivo será lançado, mas fontes da imprensa americana suspeitam que o smart Ray-Ban chegue no final deste ano.
Beyond thrilled to finally share a sneak peek of our Facebook partnership with Ray-Ban! Our first smart glasses will launch next year, and that’s just the beginning… The future will be a classic and it's coming in 2021 😎 pic.twitter.com/l9992ZQGoy
— Hugo Barra (@hbarra) September 16, 2020
“Em parceria com a EssilorLuxottica [empresa-mãe da Ray-Ban], o próximo lançamento de hardware será um smart óculos Ray-Ban”, afirmou Hugo Barra, dono de um dos maiores conglomerados de tecnologia do planeta.
Facebook Ray-Ban Aviator
O Facebook salientou que os óculos terão o famoso formato do Ray-Ban Aviator – conhecido por ser um dos maiores símbolos da moda ocidental -, entretanto, com “funcionalidades muito interessantes”.
Zuckerberg ainda definiu o lançamento do smart óculos Ray-Ban como parte da jornada do Facebook rumo aos óculos de realidade aumentada. Segundo o CEO, a empresa vem trabalhando em tal dispositivo há muito tempo, canalizando esforços através de sua unidade de pesquisa do Projeto Aria e até mesmo produzindo protótipos de óculos AR.
Segundo apontou o The Verge, a realidade aumentada é um dos principais focos do novo plano do Facebook em criar um metaverso. Esse metaverso, de acordo com Mark Zuckerg, será uma plataforma de tecnologia que irá mesclar os espaços físicos com os virtuais, usada para o comércio, trabalho e socialização.
Como Zuckerberg observou durante a conferência com investidores do Facebook: “[A] ds continuarão sendo uma parte importante da estratégia em todas as partes da mídia social do que fazemos e provavelmente também será uma parte significativa do metaverso”.
Desse modo, o metaverso será uma oportunidade para integrar os ambiciosos planos do Facebook, ou seja, o investimento em realidade virtual, com o seus negócios principais.