A Interbrand anunciou ontem (20) o Best Global Brands 2021, que lista as marcas mais valiosas do mundo. Pelo 9° ano consecutivo, a Apple é a marca mais valiosa do mundo. Amazon, em segundo lugar, e Microsoft, em terceiro. Google e Samsung ficaram na 4ª e 5ª colocação.
Entre as maiores novidades do ranking está a Tesla (14°). Após voltar para a tabela no ano passado, a marca teve o crescimento mais exponencial nesta edição do estudo, aumentando em 184% o seu valor. O desempenho resultou em uma escalada de 26 posições. Completando o trio de marcas com maior evolução, na comparação com 2020, está a Salesforce.com (38°), que conquistou 20 posições e a PayPal (42°), que subiu 18 colocações.
A Sephora (100°) é a única nova participante no ranking este ano. Sua entrada na lista, no entanto, resultou em um feito inédito: o Grupo LVHM passou a ser a primeira empresa a ter cinco marcas em uma edição do Best Global Brands. Além da Sephora, também estão na relação Louis Vuitton (13°), Dior (77°), Tiffany & Co. (92°) e Hennessy (95°).
Valor Total
O valor total da lista, que contempla 100 marcas, subiu para US$ 2.6 trilhões (aumento de 15% na comparação com 2020). Segundo Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, essa é a maior taxa de crescimento nos últimos 22 anos do ranking Best Global Brands. “O setor de tecnologia foi o maior responsável por esse crescimento sem igual que tivemos na tabela deste ano, o que também o coloca como o setor mais valioso pelo valor médio da marca, seguido por bebidas e artigos esportivos” afirma Almeida.
O aumento médio do valor da marca em 2021 é de 10%, significativamente maior do que a elevação de 1,3% em 2020, ano que sofreu grande impacto econômico em razão da pandemia.
O estudo Best Global Brands 2021 também detectou que as marcas que mais elevaram seu valor no último ano superaram o desempenho de outras marcas em três fatores, revelando prioridades fundamentais:
• Direção: marcas que estabelecem uma direção clara, garantindo que toda a organização saiba para onde está indo e trabalhe na mesma ambição.
• Agilidade: marcas que se movem rapidamente, trazendo novos produtos e serviços ao mercado e, quando necessário, voltando-se para atender às necessidades em constante mudança dos clientes.
• Participação: marcas que, em última análise, trazem as pessoas para a sua jornada e as tornam parte do movimento de criação.
“Direção, agilidade e participação são três temas principais que vimos impulsionando o crescimento da marca no ano passado. Talvez isso não seja uma surpresa. Dado o cenário de negócios em constante evolução, a adesão dos funcionários, a adaptação às mudanças e uma forte base de clientes ajudaram certas marcas a prosperar”, comentou Charles Trevail, CEO global da Interbrand.
“Para que as marcas tenham sucesso no mundo pós-pandemia, nossa classificação destaca os segredos para desbloquear resultados. As marcas estão crescendo mais rápido do que a taxa média de crescimento de longo prazo quando se trata de direção, agilidade e participação – definindo uma direção estratégica clara, girando rapidamente e trazendo os consumidores em uma jornada”, comentou Gonzalo Brujo, presidente global da Interbrand.
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Ranking Brasil
Em dezembro, a Interbrand vai divulgar o ranking “As Marcas Brasileiras Mais Valiosas”. Entre os critérios para a elaboração da lista estão a performance financeira, percepção e a influência das marcas nacionais mais valiosas junto aos consumidores. “Claramente, estamos vivenciando um momento de inflexão na história global e local com enormes impactos para cada indivíduo. E nesse momento que as marcas Brasileiras estão percebendo o valor que elas podem capturar ao se conectarem com as reais necessidades humanas de seu público, no como elas podem e devem contribuir para a evolução de nossa sociedade, se tornando naturalmente parte integrante da vida de seus consumidores” explica Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil.
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