Marketing, a “alma“ do agribusiness

Artigo escrito por Luiz Tejon – Hall of Fame Member

Nunca precisamos tanto dos conhecimentos de marketing como agora no agribusiness. Duas expressões “anglo-saxônicas“, que carecem de uma correta tradução. Agribusiness nasce na Universidade de Harvard nos anos 50, com professores John Davis e Ray Goldberg, e significa a coordenação de toda a cadeia produtiva de alimentos, fibras, energia, desde a pesquisa, passando pelos produtores rurais, envolvendo o processamento, comércio, serviços e chegando até os consumidores finais. E marketing como definiu brilhantemente Peter Drucker significa: “satisfação dos consumidores com lucro“. Portanto estamos agora numa era onde consumidores definem os destinos das tecnologias, marcas e produtos.

O “papa“ do agribusiness Prof Ray Goldberg o redefine como um sistema de saúde, um “food citizenship“. Em palavras de um português claro, é o mundo comandado pelas percepções dos corações e mentes dos clientes onde a economia será determinada por ecologia, porém precisará dar lucro, e a 3ª guerra mundial não será com bombas atômicas e sim com bombas neurônicas: o que não for percebido não será conhecido. O que for mal percebido não será vendido nem consumido. Por isso marketing no sentido estratégico e de planejamento passa a ser a “alma“ de um agronegócio que se transforma em “agrocidadania“.

O “fight for perception“ luta pelas percepções é o segredo do agronegócio doravante. Mais vegetais ou mais proteínas animais? Dentro dessas categorias quais as que são as melhores para a saúde? Sozinhas ou em combinações? O TBC – Texas Beef Council dos Estados Unidos há anos tenta esclarecer as dietas ótimas para a saúde humana num cardápio de dietas integrando carne vermelha com vegetais, todos os dias. Por outro lado organizações de veganos, vegetarianos, oferecem distintas visões. E em meio a tudo isso surgem os “flexitarianos“. Marketing que antigamente só se manifestava na agroindustrialização, nos supermercados do mundo, agora incluem os originadores. Produtoras e produtores. Quem são, como fazem para produzir e como estão monitorados na rastreabilidade? Marketing do novo agronegócio envolve a ciência, que tipo de tecnologia, se bioinsumos, com bem estar animal, se orgânicos, biodinâmicos, ou dentro de filosofias como o Plano ABC+. E tudo isso com quais níveis de mitigação de carbono na atmosfera? Comprovados.

Coordenação de cadeias produtivas passa a ser sagrado doravante e conhecimentos de marketing a alma de tudo isso. Afinal o que não for corretamente percebido não terá existido ou jamais será consumido. E monitoramento permanente das percepções da sociedade é cuidado básico.

José Luiz Tejon é Top of Mind de RH, considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana. Dedicado desde sempre, aos 23 anos passou de estagiário de uma pequena agência de publicidade a gerente de marketing de uma das contas. A partir daí, o entendimento de gestão e administração na prática tomou conta da sua vida. Tejon é reconhecido hoje como um dos melhores conferencistas internacionais.

Assista também o depoimento exclusivo de Tejon para o Portal da Abramark.

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