Great Place to Work Brasil

Em meio às Paralimpíadas, Great Place To Work divulga ranking 2021 das melhores empresas para PCDs

O objetivo do Great Place to Work é identificar e reconhecer as empresas com as melhores práticas, como forma de incentivar outras organizações a evoluir sempre em busca de melhores alternativas de inclusão

O Great Place to Work, empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação que trabalha com a missão de “construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work for All”, divulga o ranking das Melhores Empresas para Pessoas com Deficiência 2021.

Este anúncio acontece num momento especial, em que acontecem as Paralimpiadas em Tóquio, na qual o Brasil participa com a maior delegação entre os países participantes, composta por 253 atletas, convidando a uma reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência em várias esferas, como no meio corporativo, a que se propõe o reconhecimento.

Esta é a 3ª edição do ranking, que identificou as 10 melhores empresas, entre 72 inscritas, e conta com a parceria consultiva/estratégica da empresa iigual Inclusão e Diversidade, liderada por Andrea Schwarz e Jaques Haber, empresa de recrutamento, seleção e cultura inclusiva, especializada em pessoas com deficiência.

A metodologia da pesquisa avalia todas as dimensões que fazem de uma empresa boa para as pessoas com deficiência trabalharem, levando em conta a observância da acessibilidade pelos aspectos físico, emocional, cultural e de comunicação.

Entre as principais práticas avaliadas estão: o sentimento de igualdade, independentemente de suas características; observação dos talentos das pessoas e não suas deficiências; igualdade de oportunidades; políticas de promoção inclusivas; lideres treinados para aplicar políticas igualitárias; monitoramento de práticas discriminatórias; realizações de ações afirmativas de inclusão e arquitetura acessível.

Dados da pesquisa Great Place to Work

A pesquisa foi composta por duas etapas, que impactaram na nota final: quantitativa, demanda que a empresa atinja a amostra mínima de funcionários e obtenha nota igual ou superior a 70%, e qualitativa, uma vez atingidas as condições da primeira etapa, a empresa passa para a fase de avaliação das práticas culturais.

No nível de escolaridade, 40% possui ensino superior completo, 28% pós graduação, 24% ensino superior incompleto, 4% ensino médio completo ou menos e com a mesma porcentagem, ensino fundamental completo ou menos.

Quanto a gênero dos funcionários, 53% das empresas são compostas por mulheres e 46% por homens. Apesar das mulheres representarem a maioria, na alta liderança, os cargos são ocupados 79% por homens e 21% por mulheres.  Na média liderança, os homens representam 59%, enquanto as mulheres 41% e, somente em outras posições a porcentagem se inverte, sendo 56% dos cargos ocupados por mulheres e 44% por homens.

Na distribuição etária dos funcionários, 42% tem entre 26 e 34 anos; 27% entre 35 e 44 anos; 17% até 25 anos; 11% entre 45 a 54 anos de idade e 3% acima de 55.

Referente ao perfil dos presidentes das 10 empresas premiadas, a idade média está na faixa dos 53 anos, o tempo médio de ocupação do cargo é de 5 anos e apenas 2 mulheres exercem a função.

O estudo destaca que a média de existência das empresas é de 65 anos, sendo que 70% permitem que os funcionários participem de programas de voluntariado no horário de trabalho e 80% contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade

Merece destaque ainda que, 90% das empresas oferecem programas de coaching ou oferecem bolsas de estudos para graduação ou pós, 80% tem universidade interna, oferecem bolsa para cursos de idiomas ou tem mentoring e 12% dos funcionários foram promovidos

O GPTW apresenta uma nova métrica para avaliar as Melhores Empresas para Trabalhar For All de seus pares, desenvolvida por seu time de cientistas e analistas de dados: o IVR (Velocidade da Inovação). A métrica mede o nível crucial da velocidade e agilidade organizacional, quantificando a capacidade dos colaboradores de se adaptar e inovar. Quanto maior o resultado, mais forte é a capacidade da organização em adaptação e inovação. Os três estágios da inovação são: Acelerado, Funcional e Atrito, sendo acelerado o mais alto nível do índice.  Entre as premiadas, 0% apresentou estágio acelerado, 70% funcional e 30% estágio de atrito.

Em relação ao turn over e fatores de permanência na empresa, 3% dos funcionários saíram de forma voluntária, fator que representou 9% do total de demissões. As admissões no último ano representam 9%. Referente aos motivos que levam os funcionários a permanecerem nas melhores empresas para pessoas com deficiência, 47% afirmam que é a oportunidade de crescimento, 19% qualidade de vida, 18% alinhamento com valores, 13% remuneração e benefícios e, apenas 2%, estabilidade.

Lista das empresas premiadas em ordem alfabética:

  • Accenture do Brasil
  • Banco Bradesco S.A.
  • Bristol Myers Squibb
  • Central Ailos
  • Cit
  • Dell Technologies
  • EY
  • IBM Brasil
  • Itaú Unibanco
  • Takeda Distribuidora

Great Place to Work Brasil é reconhecida como única empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação, que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança. Com a missão de “construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work for All,​ está presente em 100 países, analisa mais de 7000 empresas anualmente, o que corresponde a mais de 12 milhões de funcionários impactados no mundo. Para mais informações, acesso a estudos, análises e pesquisa, acesse: https://gptw.com.br/.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas