Great Place to Work apresenta as melhores empresas para LGBTQI+

IBM Brasil, Bristol Myers Squibb e ACCOR lideram as primeiras colocações do ranking

Com o objetivo de colaborar com a construção de uma sociedade melhor transformando cada organização em um “great place to work”​, a consultoria global que completa 25 anos de apoio às organizações divulga o ranking que reconhece as 10 melhores empresas para LGTBQIA+.

A pesquisa foi realizada em duas etapas: com 101 empresas, que levou em conta o aspecto quantitativo, ou seja, um mínimo de 30 funcionários LGBTQIA+ (assexuais, bissexuais e homossexuais), com peso de 40% e a quantidade de práticas culturais adotadas por cada uma delas, com peso de 60%. A terceira edição do ranking conta com 101 empresas inscritas que representam total de 313.300 colaboradores.

A nota final obtida após esta análise indicou dez premiadas. Alguns dos principais aspectos positivos destas empresas são: oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores representam os funcionários com os mais altos índices de confiança.

Os funcionários destas organizações também concordam que alguns dos fatores de destaque são: orgulho; receptividade das pessoas e a forma pela qual se contribui para a comunidade; segurança física para trabalhar; e imparcialidade em termos de cor ou etnia, orientação sexual, sexo, idade, gênero e orientação sexual.

Essas dez empresas têm cerca de 48 anos de existência cada uma. A maioria, 90%, permite que seus funcionários participem de programas de voluntariado durante o horário de trabalho. Também 90% delas possui alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade. O perfil dos presidentes das premiadas mostra uma média etária de 54 anos e somente uma mulher exercendo o cargo.

Uma visão geral da pesquisa também mostra altos índices de confiança pelos funcionários, que motivam sua permanência nestas empresas, baseiam-se em oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores, seguidos por remuneração e benefícios, além de estabilidade. Outros fatores que contam são:

  • credibilidade dos líderes para gerenciar pessoas e administra os negócios de forma geral;
  • respeito dos líderes na relação com os funcionários, tanto na questão profissional, como pessoal;
  • imparcialidade dos líderes com relação a todos os funcionários;
  • orgulho de exercer a profissão e trabalhar nessa empresa;
  • camaradagem entre os colegas de trabalho e presença de sentimento de equipe.

Outros dados coletados pela pesquisa mostram que a maioria dos funcionários das melhores LGBTQIA+ têm idade entre 26 e 34 anos (43%); entre 35 a 44 anos (28%); até 25 anos (15%); entre 45 a 54 anos (11%) e mais de 55 anos (3%).

No que diz respeito ao nível de escolaridade, 53% possui ensino superior completo, enquanto 19% possui pós-graduação; 19%, superior incompleto; 8%, ensino médio completo ou menos; e somente 2% possui ensino fundamental completo ou menos.

Embora a pesquisa tenha por objetivo situar Great Places to Work for All, a opção “outros” gêneros apresentou uma representatividade menor que 1%. As mulheres representam 52% do total de funcionários e os homens, 63%.

Também mereceram destaque no ranking alguns indicadores como: 4% de rotatividade por ano nas premiadas; 70% delas oferecem bolsas de estudos para graduação, pós-graduação ou cursos de idiomas: 10% dos funcionários foram promovidos no período de um ano; 50% disponibilizam verba para que usem em desenvolvimento de sua escolha; 90% têm universidade interna; 90% oferecem programa de coaching e 90% tem mentoring.

O ranking das LGBTQI+ 3ª Edição 

01. IBM Brasil

02. Bristol Myers Squibb

03. ACCOR

04. EY

05. Accenture do Brasil

06. CI&T 07. Banco Bradesco S.A.

08. Cognizant Brasil

09. BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.

10. TAKEDA DISTRIBUIDORA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas