Montado como drag queen em ação online com colaboradores, Gabriel Besnos reforça a importância da pluralidade e da construção de um ambiente inclusivo e seguro para todos.
O que faz uma empresa ser um exemplo de diversidade e inclusão? Certamente ter um percentual relevante de pessoas negras, LGBTQIA+ e com deficiência na equipe é um compromisso fundamental – mas nascer com o propósito de ser plural e inclusiva garante que a diversidade esteja no DNA e na cultura da empresa em todos os seus atos.
Para a Agência Bistrô, nascida em Porto Alegre e com braço em São Paulo, a empresa precisa praticar diariamente ações reais de acolhimento à diversidade e garantir que pessoas de grupos minoritários estejam em posição de liderança.
No mês em que o mundo celebra o orgulho LGBTQIA+, Gabriel Besnos, CEO da Bistrô, que é gay, casado, decidiu se montar de Drag Queen e fazer uma performance surpreendente em um evento online com os funcionários da agência.
Formado em publicidade pela UFRGS, pós-graduado em design, Gabriel trabalha há mais de 15 anos na comunicação e gestão estratégica de grandes marcas regionais e nacionais. Como homem gay, entende que a agência – e o mercado de publicidade como um todo – precisam ser espaços seguros de acolhimento da diversidade e de uma real – e livre – expressão criativa. Nesse mês do Pride, a ação proposta pela agência com os colaboradores foi uma oficina de make e um bate papo sobre vivências LGBTQIA+ com a drag queen Sarah Vika, em que o Gabriel resolveu também resgatar seu passado de 10 anos como ator e viver seu “first time in drag”, como um símbolo desse acolhimento e dos passos que o mercado ainda precisa dar.
“A diversidade nas empresas precisa estar também representada nas lideranças, nos cargos de chefia, na alta gestão. Contratos se assinam com muito trabalho, talento, competência e – por que não? – também podem ter uma pitada de glitter”, comenta Besnos.
A agência tem um trabalho diferenciado no que se refere a diversidade e inclusão. Em seu website, a agência mantém um score da diversidade, calculado a partir de uma autodeclaração voluntária anônima da equipe. Como parte de sua estratégia, a agência realiza uma avaliação sistemática destes índices semestralmente, para medir o nível de inclusão e acolhimento à diversidade na equipe.
Recentemente, a agência recebeu também a certificação Great Place To Work, que mede as melhores empresas para trabalhar a partir de pesquisa com funcionários. Em absoluto destaque nos resultados, a nota 100 que a Bistrô recebeu para a pergunta “posso ser eu mesmo por aqui?”, mesma nota recebida nas questões “as pessoas aqui são bem tratadas independentemente da sua cor ou etnia e de sua orientação sexual”. Esse resultado reafirma o compromisso da agência com a diversidade – 100% dos respondentes afirmaram ainda que a Bistrô é um lugar seguro para se trabalhar.
Fundada por Fernanda Aldabe e Gabriel Besnos, uma mulher e um homem gay, a agência espera fazer com que empresa e sociedade reflitam sobre o que é a real diversidade, e como ela deve ser inserida no mercado de trabalho.