Pedro Cabral: “Os consumidores foram obrigados a praticar e-commerce e aprenderam as vantagens e a conveniência disso”

Pedro Cabral é um visionário que na década de 90 já investia no marketing digital. Fundou a AgênciaClick em 1999 que teve grande destaque no mercado brasileiro e a mais premiada do mundo no Festival Cannes de 2000. Hoje, Cabral é CEO da agência digital Ampfy e Chainman Partner da Nobox .

Acadêmico da Abramark, Cabral respondeu às nossas cinco perguntas dessa semana. Confira!

Abramark – Estamos vivendo mais uma tentativa de retomada, com o clima pesado pelo “pós-pandemia” e eleições Federais e Estaduais. Quais são as suas impressões para os negócios nesse ano e no ano que vem?

PC – Estamos bem melhor do que nos últimos dois anos de pandemia. As atividades vêm se normalizando gradativamente, apesar de ainda termos casos e mortes, mas com a população plenamente vacinada. Os clientes retomaram os planos e investimentos publicitários e muitas são as concorrências por novos trabalhos.

Abramark – O digital e a tecnologia foram a “tábua de salvação” para muitos negócios nos últimos dois anos. Isso aconteceu com algum(ns) dos clientes da Ampfy?

PC – Os dois últimos anos marcaram uma mudança definitiva. Os consumidores foram obrigados a praticar e-commerce e aprenderam as vantagens e a conveniência disso. Não haverá retorno, a digitalização das transações é irreversível.

Abramark – No mercado americano, onde atua a Nobox, também aconteceu algo parecido durante a quarentena? Existem paralelos com o mercado nacional ou a situação foi bastante diferente?

PC – O aumento significativo das transações online é um fenômeno mundial. A aceleração acontece em todo o mundo. Especialmente, nos EUA a retomada aconteceu forte, inclusive trouxe uma inflação que é completamente desconhecida para os americanos. Isso mexe no preço dos ativos das big techs que ficam mais sensíveis às oscilações do crescimento dos investimentos em publicidade digital. Outro assunto interessante é a movimentação de pessoas do Silicon Valley e de NYC para áreas mais agradáveis de viver e com custos de vida menores, devido à facilidade de se trabalhar em home office.

Abramark – Muito se fala em metaverso e experiências mais imersivas, surpreendentes e cativantes para o usuário dentro de um novo ambiente digital, uma oportunidade enorme para marcas se posicionarem e fazerem negócios nesse “novo” espaço. Você acredita que isso acontecerá em médio prazo, ou que ainda teremos que aguardar a tecnologia (conexão/banda) — e principalmente o público se acostumar com essa novidade — até que os negócios possam ser efetivamente concretizados em escala?

PC – As experiências e aplicações em metaverso vêm surgindo pontualmente. Toda tecnologia tem uma curva de adoção. Neste caso ainda estamos nos preliminares. Ainda leva um tempo até a sua popularização. Qual este tempo? A Meta (Facebook) é uma das empresas mais questionadas pelo mercado sobre esta urgência devido à aposta explícita do seu líder.

Abramark – Que conselhos ou dicas deixa para os estudantes e novos profissionais de comunicação ou digital para que consigam prosperar e crescer no mercado?

PC – Estamos ainda num momento de busca de eficiência, produtividade e avanço do e-commerce e serviços digitalizados. As melhores oportunidades nos próximos anos ainda serão nestas áreas. Hoje temos uma carência enorme no mercado de profissionais de performance, grow, BI (business intilligence) e e-commerce. Estas são as maiores oportunidades neste momento.

Sempre apaixonado por cinema e teatro, Pedro Cabral conta a primeira vez que viu um vídeo rodando no computador e, assim, descobriu o que gostaria de contribuir com o mundo: levar a publicidade para a internet. Assista ao depoimento exclusivo para o nosso portal contando sua trajetória profissional.

#abramark #midiadigital #ampfy

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas