A maior empresa brasileira de e-wallet usou os serviços da AWS e sua comprovada infraestrutura global para triplicar sua base de clientes em 2020, atingindo 47 milhões de usuários no ano passado
O PicPay, a maior empresa brasileira de e-wallet, hoje com mais de 50 milhões de usuários cadastrados, usa soluções da Amazon Web Services (AWS) para dar suporte a seus serviços de pagamentos digitais e aumentar rapidamente sua base de clientes. Para se manter como referência em inovação, o PicPay está investindo em tecnologia na nuvem e análise de dados para atender suas necessidades, crescer e expandir seus negócios no Brasil para se tornar o mais completo e eficiente super-app nacional. O PicPay usa a estabilidade e escalabilidade da AWS para dar suporte ao processo de entrada de mais de 8 milhões de clientes apenas no primeiro bimestre de 2021.
“Acreditamos na tecnologia para revolucionar o mercado de pagamentos brasileiro e criar as melhores soluções para os nossos usuários. A AWS nos permite pensar e agir como a grande empresa de tecnologia que somos”, afirma Diogo Carneiro, CTO do PicPay. Carneiro também explica que a tecnologia da empresa funciona de forma pró-ativa, antecipando oportunidades e soluções para negócios. “O time-to-market é muito importante nas nossas operações. Com os serviços gerenciados da AWS, conseguimos nos dedicar ao core business da companhia ao focar no desenvolvimento rápido de produtos e soluções para nossos clientes”.
“A tecnologia é uma grande aliada do setor corporativo, não importa o tamanho ou área de atuação. E aqueles que colocarem a tecnologia no centro de suas estratégias e a usarem para entregar as melhores experiências para sua base se destacam no mercado. O PicPay é uma dessas empresas inovadoras, assim como a AWS, que vem desenvolvendo novas soluções nesses últimos anos para permitir que companhias continuem evoluindo por meio da tecnologia de forma segura e escalável”, afirma Cleber Morais, diretor geral da AWS no Brasil.
Durante as transmissões ao vivo do Big Brother Brasil, reality show da Rede Globo que promoveu a plataforma e terminou em maio, o PicPay recebia até 50 vezes mais acessos do que o normal. Nesses momentos, a escalabilidade fornecida pela AWS permite que o aplicativo continue rodando, garantindo uma excelente experiência para milhões de usuários.
Como um nativo digital cuja infraestrutura de TI completa fica hospedada na AWS, o super-app vem investindo em um approach data-driven para conseguir insights mais profundos sobre seus clientes e melhorar a tomada de decisão. “O apoio da AWS no desenho da nossa infraestrutura de dados é muito importante para o nosso crescimento, permitindo que várias áreas da PicPay tenham acesso a informações e liberdade para tomarem decisões estratégicas, como criar campanhas de engajamento, avaliar o esforço dedicado a certas tarefas e quais produtos precisam ser observados de perto”, explica Carneiro.
A plataforma de dados da companhia roda na AWS usando analytics da AWS para gerar insights e prever ações baseados nos padrões de uso de cada cliente, que estão disponíveis em todo o país, inclusive via a ferramenta de inteligência de negócios do PicPay. Esses dados são armazenados no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e ficam disponíveis automaticamente na ferramenta de inteligência de negócios da PicPay, que é usada por toda a empresa. O super-app usa o Amazon EMR, um serviço de big data que processa grandes volumes de dados usando ferramentas de código aberto para simplificar o processamento de dados de transações realizadas dentro do app.
Além disso, o PicPay criou um microsserviço dentro da AWS para dar a desenvolvedores e administradores mais visibilidade e melhor gerenciamento de todos os componentes para entregar um produto ágil e prático, que possa ser usado com facilidade pelos clientes.
Em 2021, o PicPay vai ampliar seus serviços de transações financeiras e expandir a operação como marketplace criando uma plataforma aberta em que parceiros podem criar um mini-app com a sua cara para oferecer produtos e serviços a milhões de consumidores. Essa possibilidade conecta empresas aos usuários de forma simples e escalável, facilitando tanto a vida de quem oferta quanto a de quem compra.