Com passagens por Amazon, Mercado Livre, Meta e Unilever, executiva com mais de 20 anos de mercado assume posição inédita na estrutura da empresa
Raphael Pinho e Francesca Picchi. Crédito: Leonardo Léo Pinheiro/C41 Estúdio
Resumo rápido
- Francesca Picchi assume a cadeira de chief business officer da Spark, posição que não existia na empresa.
- Ela responde diretamente ao cofundador e CEO Raphael Pinho e passa a gerir seis diretores, com times que somam mais de 150 pessoas.
- A executiva vem da Amazon, onde era head de adtech sales para a América Latina, e antes passou por Mercado Ads, Meta e Unilever.
- A Spark informa crescimento de 37% no primeiro semestre de 2026.
Francesca Picchi assume a cadeira de chief business officer da Spark, cargo que não existia na empresa de marketing de influência até agora. A função foi criada para reunir sob uma única gestão a relação com todos os stakeholders da companhia, com ênfase em agências e anunciantes.
A executiva responde diretamente ao cofundador e CEO Raphael Pinho e assume a gestão de seis diretores de negócios e de novos negócios. Somados, esses times reúnem mais de 150 pessoas responsáveis pelo atendimento, pela gestão e pelo desenvolvimento junto às plataformas e aos anunciantes parceiros. Picchi passa a integrar a liderança ao lado de Rafael Coca, também fundador, como CSO, e de Tatiana Magliari, COO.
O argumento da contratação
“A Francesca atravessou as diferentes pontas dessa indústria: já esteve do lado do cliente, da agência e das plataformas e big techs, o que forma um repertório bem amplo. Com a maturidade que o mercado de influência alcançou, entender o papel do creator na jornada de consumo deixou de ser diferencial e virou pré-requisito para quem anuncia. É esse tipo de visão completa que vai ajudar nossos clientes a entender o que realmente funciona. Criamos essa posição porque chegamos em um momento de ampliar o impacto que já geramos aos nossos clientes e ao mercado. Quando uma marca consegue medir o que a influência entrega, ela não reduz investimento, ela aumenta”, diz Raphael Pinho, cofundador e CEO da Spark.
“Não estou chegando para ocupar um cargo, mas para ajudar a escrever o próximo capítulo dessa história ao lado de pessoas extraordinárias que respeito profundamente. Estou animada para colocar tudo o que aprendi a serviço dessa jornada”, diz Francesca Picchi.
A atuação da executiva se concentrará em quatro frentes declaradas pela empresa: excelência operacional, com aplicação de inteligência artificial e tecnologia; inteligência e ciência de dados; conhecimento das plataformas sociais; e fortalecimento do produto criativo, em coprodução com criadores de conteúdo.
A trajetória
Com mais de 20 anos de mercado e trânsito entre Brasil e Estados Unidos, Francesca Picchi acumula passagens por anunciante, agência e plataforma, repertório que a situa na interseção entre marketing de marca, mídia e tecnologia publicitária.
Mais recentemente, atuou na Amazon como head de adtech sales para a América Latina. Antes, foi diretora de canais no Mercado Livre e no Mercado Ads, com a missão de acelerar o negócio da companhia junto a agências de publicidade e parceiros de tecnologia. Na Meta, liderou a área de Client Council & Industry Trade. Na Unilever, comandou a estratégia de marcas entre Brasil e Nova York por cerca de seis anos. Começou a carreira em agências, na F/Nazca Saatchi & Saatchi, na FCB e na Publicis.
Momento da empresa
A empresa informa crescimento de 37% no primeiro semestre de 2026, puxado por iniciativas com marcas como Meta, Amazon, Wise, Reckitt, Google Gemini e Volkswagen, em um portfólio que inclui relações consolidadas com iFood, L’Oréal, Nubank e Unilever.
No Influence Marketing Scope Brasil 2025/26, estudo da consultoria Scopen, a Spark foi apontada como a agência melhor percebida do mercado, liderando sete dos nove atributos avaliados.
Os números que as plataformas divulgam
A companhia sustenta o movimento com dados divulgados pelas próprias plataformas sociais sobre o desempenho de conteúdo com criadores.
Segundo esses dados, na Meta as campanhas que somam Partnership Ads às campanhas convencionais registram, em média, 19% menos CPA, 13% mais CTR e 71% de brand lift mediano. No TikTok, os anúncios feitos pelo formato Spark Ads, que é um produto da própria plataforma, apresentam 30% mais completion rate, 142% mais engagement rate, 43% mais CVR e 4% menos CPM na comparação com anúncios tradicionais. Nas duas plataformas, conteúdo de criador registra CTR 70% maior e engajamento 159% maior do que anúncio sem criador, mantendo o CPM.

