No primeiro dia da 70ª edição de Cannes Lions, Sergio Gordilho, integrante do Hall da Fama da Abramark e copresidente e CCO da Africa Creative e Celso Athayde, fundador da CUFA – Central Única das Favelas, entregaram uma das mais potentes palestras dessa 70º edição do Festival de Criatividade, na França.
Um dos objetivos da palestra “Let’s Speak Favelês” é desmistificar a favela brasileira e difundir os códigos necessários para desbloquear e obter acesso a esse poder econômico incompreendido e inexplorado. “Aprenda a língua das favelas”, foi mais que um keynote, foi um chamado para as marcas que ainda não acordaram para o potencial econômico das favelas do Brasil e do mundo.
Segundo o Instituto DataFavela, apenas no Brasil as favelas movimentam mais de 40 bilhões de dólares por ano. “Definitivamente, as favelas brasileiras não são carentes, são mercados potentes e precisam entrar no radar das marcas. Estou falando de códigos muito expressivos.”, disse Celso Athayde.
Para Sergio Gordilho, as marcas brasileiras precisam despertar para o faveles, o conjunto de códigos de linguagem das favelas brasileiras. “A forma mais cativante de conquistar corações e mentes é contando uma história. Mas para se entender uma história precisamos dominar os códigos de linguagem do narrador”, disse.
O roteiro da palestra levantou questões centrais sobre a relação das marcas e a comunicação com as favelas, que ainda são encaradas como aglomerados subnormais, expressão concebida e usada pelo IBGE, e não como potenciais mercados ainda subaproveitados.
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