O Mapa OOH, primeiro projeto de métricas de audiência para a mídia exterior do Brasil, apresenta uma importante evolução após cinco anos de sua criação. Mantido pelas empresas Clear Channel e JCDecaux, o estudo passa a se chamar “Mapa OOH Live” e contará com o fornecimento de dados mais precisos e atualizados gerenciados pela All Unite, ad tech dinamarquesa com atuação em diversos mercados no mundo. Distribuído gratuitamente para agências e anunciantes, o Mapa OOH permitiu um importante avanço ao demonstrar, por meio de números consistentes, a eficácia do OOH em gerar alcance, frequência e um expressivo número de impressões em diferentes campanhas.
Com a atualização diária das métricas e uma nova interface de análise dos resultados, o aprimoramento do sistema favorece os clientes na criação de planejamentos direcionados a resultados mais assertivos em seus investimentos no OOH. Para isso, a metodologia, baseada na instalação de sensores nos equipamentos de OOH que captam a presença e movimentação de aparelhos celulares na proximidade, se mostrou capaz de atender às especificações que o projeto determinava, após diversas provas de conceitos e testes pilotos.
“Sempre acreditamos que uma métrica única para todo o meio era fundamental para crescermos nosso share e demonstrarmos para o mercado a nossa relevância. O aumento do investimento no OOH que vimos nos últimos anos é reflexo do nosso empenho para oferecer indicadores confiáveis para os anunciantes. Agora, com o Mapa OOH Live, poderemos expandir rapidamente as métricas para novos exibidores, ambientes e praças, e assim buscar uma participação ainda maior do OOH no investimento publicitário”, afirma Ana Celia Biondi, diretora geral da JCDecaux Brasil.
Além de coletar os dados em tempo real, o gerenciamento da All Unite permite a integração de dados dos sensores, com diferentes elementos que trazem informações adicionais e enriquecem o planejamento das campanhas. Essa funcionalidade foi utilizada para adicionar dados de operadora de celular sobre a jornada do consumidor, demografias e referências de alcance e frequência modelados e georreferenciados e projetados para toda a população.
A nova tecnologia eleva o potencial máximo do Out of Home e permite ao mercado conhecer profundidade o comportamento da população em relação aos ativos presentes nas ruas. “O Mapa OOH trouxe muitos aprendizados, repertórios e uma quantidade imensa de informações. Na nova versão, apresentamos recursos e muita tecnologia, garantindo métricas confiáveis e comparáveis às melhores práticas e referências do mercado. Sem dúvidas, será mais um grande avançando da indústria, que seguirá contribuindo com os desafios dos anunciantes, trazendo visibilidade e representatividade para todos os envolvidos”, declara Wlamir Lino, diretor Comercial e de Marketing Brasil & Vendas LATAM da Clear Channel.
Versão beta – A partir de setembro, a versão beta do Mapa OOH Live estará disponível aos mais de 500 usuários do projeto inicial e a novos usuários interessados. Nesta primeira etapa, os dados compartilhados são referentes aos equipamentos de mobiliário urbano de São Paulo e do Rio de Janeiro, da Clear Channel e JCDecaux.
O projeto também tem como meta aumentar a base de exibidoras. Para isso, empresas de todo o Brasil estão sendo convidadas a se juntar às atuais participantes do Mapa OOH Live com o intuito de disponibilizar métricas de forma rápida e transparente.
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