Drucker’s Daily – 0044 – Estrutura organizacional de uma empresa

Um dos principais processos de gestão empresarial são os tipos de estrutura organizacional, que impactam o modelo de negócio e ajudam a manter o foco para alcançar os objetivos.

A estrutura organizacional de uma empresa vai além de um organograma ou um documento que mostra a flexibilidade do modelo de negócio, ela a interfere na definição de papéis que colocarão em prática as metas delimitadas no planejamento estratégico. Além disso, esse quesito ajuda a formar e manter a cultura interna.

Porém, para que uma empresa tenha sucesso em sua jornada, é preciso levar em conta uma importante lição de Peter Drucker: “Muitas vezes, quase sempre, em benefício da qualidade do desempenho de produtos e empresas, é do melhor juízo comandantes respeitarem as manifestações dos especialistas, ainda que sendo seus subordinados”. Confira o Drucker’s Daily de hoje, que fala sobre hierarquia empresarial:

A hierarquia empresarial na estrutura organizacional

A hierarquia é outro aspecto que faz parte da estrutura organizacional, mas não é sinônimo dela. Basicamente, esse outro conceito representa a distribuição dos colaboradores de acordo com níveis de autoridade.

Suas principais características são:

  • Vai de cima para baixo;
  • Tem alguém que comanda outra pessoa;
  • Apresenta uma cadeia de comando.

Porém, como indicou Peter Drucker, para que uma organização se destaque no mercado, é fundamental que líderes escutem e respeite profissionais que são subordinados a eles. No início dos anos 1990, enquanto prestava serviços de consultoria para o presidente de uma empresa, Drucker foi perguntado sobre a relevância de cargos e funções e diferentes níveis na hierarquia da empresa. Peter Drucker, por sua vez, respondeu: “Amigos, vamos tomar como exemplo um gerente de marketing, que precisa saber passar um briefing para a empresa de pesquisa dizendo suas reais necessidades no tocante às informações, e que lhe possibilitarão definir melhor os serviços que o novo produto deverá prestar, as melhores alternativas de distribuição considerando a hierarquia dos públicos a que se destina. Mas, compete ao profissional de pesquisa dizer a empresa qual a metodologia mais adequada para se conseguir essas informações”. 

Portanto, além das diferenças significativas na hierarquia de uma organização, é fundamental que líderes ouçam e respeitem os subalternos.

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore