Após o sucesso da exposição digital na Avenida Paulista, em São Paulo, Dionisio conquista o Rio de Janeiro
Após o sucesso da exposição digital no Shopping Cidade São Paulo, que destacou obras de oito artistas na Avenida Paulista, o Dionisio Ateliê, o mais novo e-commerce do hub de criatividade Dionisio.AG, junto com a empresa carioca Alto Impacto, especializada em mídia out-of-home – OOH, se uniram em colaboração com oito artistas para incluir um pouco de arte nas praias do Rio de Janeiro. As obras serão animadas e apresentadas na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na esquina com a Rua Santa Clara, em uma das áreas mais movimentadas da Zona Sul. A mostra acontece entre os dias 11 e 20 de novembro com o objetivo de impactar moradores e turistas que passam pela região, proporcionando um momento de pausa e contemplação. Além disso, esta é uma excelente forma de ajudar na divulgação do trabalho de artistas brasileiros.
As duas empresas estão conectadas com a comunicação e por isso decidiram se unir a fim de trazer mais arte, dinamismo, respiro e cultura para os espaços públicos, já que esta é uma forte ferramenta para transmissão de mensagens e reflexões. O Dionisio Ateliê é uma loja que disponibiliza diversos produtos, desde fine arts até peças decorativas , em collab com diversos artistas. É um espaço para os colecionadores e amantes de arte. A loja é uma extensão da Dionisio.AG, um hub global de criatividade e inovação que nasceu em 2017, muito conhecido por levar produções artísticas para empresas, campanhas e ativações, mas também para as travessias urbanas, transformando muros em branco em telas coloridas. Já a Alto Impacto é especializada em mídia OOH (out of home), tem 14 anos de mercado e 150 ativos próprios entre painéis estáticos e digitais.
Com este projeto de artes animadas na cidade, a proposta é explorar novas formas de interação entre o público e as obras, utilizando tecnologia para colorir a cidade e despertar o olhar de quem passar pela avenida. Espera-se que as animações se integrem à cidade, criando uma atmosfera visual que capte a atenção dos frequentadores da região. Os artistas selecionados, que normalmente apresentam suas obras em telas, muros e sites – inclusive produtos disponíveis no próprio Dionisio Ateliê -, agora têm uma nova chance de compartilhar seus trabalhos por meio de um digital animado fora dos espaços comuns, além de proporcionar uma forma de enriquecer os ambientes urbanos com mais doses de artes. Nesta ocasião, foram escolhidos Ananda Nahu, Enivo, Gabriel Simonetti, Katryn Beaty, Kuêio, Marcela Cantuária, os Irmãos Credo e Bruno Big para iluminar o berço da Bossa Nova com suas obras.
O Dionisio Ateliê diz que “está de olho” em iniciativas como essas, que unem artistas ao mercado e vice-versa. A meta é apresentar esses artistas ao público, integrando as artes animadas ao dia a dia das pessoas. Ademais, o Dionisio Ateliê almeja encantar o público com produtos originais e estéticos. Com isso, a loja pretende fomentar novos projetos, sempre atento tanto aos artistas quanto às demandas do mercado, buscando promover e comercializar as obras dos criadores. Assim, o Dionisio Ateliê demonstra aos artistas que estará sempre observando de perto suas criações.
“Acreditamos que a arte tem o poder de transformar o dia a dia das pessoas, por isso, é muito gratificante para nós fazer parte de projetos que incentivam e valorizam iniciativas artísticas e colocam a arte nas ruas e na cidade. Além de, claro, ser algo importante para os artistas divulgarem seus trabalhos e poderem continuar seguindo sua profissão. Estar cercado de arte é sempre um presente. ” – pontuou Monna Ricotta e Beatriz Souza, sócias do Dionisio Ateliê.
A empresa Alto Impacto, parceira da Dionisio neste projeto, visa trazer mais dinamismo, frescor e cultura para a cidade. “Arte é a manifestação mais genuína de um povo, e poder apoiar uma ação como essa, dando visibilidade para artistas brasileiros, em um momento que o mundo todo está olhando para o Rio de Janeiro, por conta do G-20,nos deixa muito feliz” – André Monteiro da Alto Impacto
A arte das ruas direto para a sua casa
Com a proposta de democratizar o acesso e levar uma dose de arte para o dia a dia das pessoas, a Dionisio.AG lançou neste ano o Dionisio Ateliê, sua loja online que possui um grande número de artistas parceiros com fine arts impressas e diversos outros produtos disponíveis para a venda.
Conheça os artistas presentes na exibição:
ANANDA NAHU
Ananda Nahú é uma artista visual brasileira, graduada em Design Gráfico e Arte. Com mais de 14 anos de carreira, suas obras apresentam um forte estudo antropológico cultural do ser humano, resgatando a história da arte das mais diversas nacionalidades, transformando e atualizando antigas correntes de pensamentos para as necessidades artísticas da atualidade. A obra de Nahu se concentra na exploração das relações entre o indivíduo e a sociedade e trata sobre temas como identidade, pertencimento e memória coletiva. Sua pesquisa é voltada às dinâmicas sociais e narrativas históricas, traduzindo essas reflexões em suas obras de forma visceral e expressiva. Suas obras transmitem uma energia que provoca uma conexão emocional, convidando o público a refletir sobre as complexas interações entre passado, presente e futuro.
BRUNO BIG
Big é dono de uma forte identidade com uma linha marcante e espontânea. Carioca, nascido em 1980, se destaca por ser um artista multidisciplinar. Ao longo de anos de pesquisa conseguiu desenvolver sua linguagem e estilo próprio.
O coração é um símbolo recorrente no trabalho do artista, aparecendo em grafites, pinturas, painéis e até em esculturas. Nesta obra específica o coração brota a vida, similar a uma semente que cada um carrega dentro de si. Big defende que o coração também é um símbolo onde nascem as ideias, sentimentos e emoções fundamentais para a criatividade e o pensamento artístico.
ENIVO
Marcus Vinícius, conhecido como Enivo, nascido em Grajaú, São Paulo. Aos doze anos conheceu o spray e começou a fazer graffiti nas ruas da cidade. Este trabalho de Envio é um recorte de um graffiti feito durante uma residência artística em Michigan, nos Estados Unidos, no ano de 2023 no Artprize. O evento entrou em cena em 2009 e se estabeleceu imediatamente como um fenômeno cultural ao chamar a atenção de artistas e críticos de arte do mundo todo. Desde o início, a ação contou com votação pública, prêmios, multidões e muita discussão envolvente.
GABRIEL SIMONETTI
Gabriel é assistente de pintura de murais há mais de oito anos e aproveitou a oportunidade para homenagear a união entre a equipe dos murais. Nesta obra, resgatou elementos que acompanham seu trabalho a alguns anos. A frase ‘Você vale Ouro’ está em alguns muros que pintou. Os personagens são uma homenagem aos assistentes de muralismo espalhados ao redor do mundo, que fazem ser possível a realização de pinturas em larga escala.
IRMÃOS CREDO
Irmãos Credo, artistas visuais de Trindade, Goiás são conhecidos por usar tons fortes e densos em suas obras, provocando sentimentos intrigantes nas pessoas. Também são muito conhecidos por conta dos elementos da cultura goiana presentes nas suas artes. Desta vez usam mais recursos e questões do pictórico, mesmo sendo uma tecnologia digital, apresenta o preto como cor, a criação de espaços que confundem os tempos de figura e fundo. Os signos flertam mais com as perguntas do que com as respostas – ponto característico em suas obras. Por meio das cores do tempo presente e sua alta saturação de cor dos trópicos, do centro-oeste, fazem um convite para reflexão.
KATRYN BEATY
Artista plástica, natural de São Paulo, teve sua jornada como artista iniciada em 2013, depois de ser diagnosticada com a doença de Crohn. Suas obras trazem uma mistura muito nítida entre traços mais característicos vindos da moda (sua graduação) e sua base de pesquisa: a junção entre o feminino, natureza e a religião. A obra “Flores de Oxalá” é uma celebração da força e transformação presentes na natureza, simbolizadas pela delicadeza e resistência das flores. A criação de Beaty fala sobre a essência da vida em todas as suas fases, destacando a capacidade inata da natureza, e do ser humano, de persistir e se transformar.
KUÊIO
Nascido e criado na Zona Norte de São Paulo, Kauê Fidelis, mais conhecido como Kuêio, começou a fazer graffiti aos 12 anos, sempre afeito aos bichos. Neste trabalho, Kuêio retrata um costume muito comum dos motoqueiros nas quebradas paulistanas, como ele chama, “o grau!”. Mistura a cultura do “grau” dos motoqueiros trajados à caráter, brinca com o receio de se deparar com 2 caras numa moto e estabelece um momento de quebra do medo através deste personagem divertido e colorido, nativo da selva de pedra.
MARCELA CANTUÁRIA
Marcela Cantuária é artista carioca que vive e trabalha no Rio de Janeiro e parte de suas invenções advém de sua pesquisa sobre as lutas travadas por mulheres ao redor do mundo. Sua obra retrata a africana Ângela Maria Gomes. Ângela foi capturada na região dos reinos de Uidá e Grande Popo (atual República do Benin) e trazida para a região de Minas Gerais como escravizada. Reconhecida como uma mulher liberta e uma das mais proeminentes participantes da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, manteve o vínculo com a matriz religiosa de sua terra natal sendo sacerdotisa do culto vodum, o que gerou a insatisfação da classe senhorial, sobretudo de homens brancos. Foi perseguida pela inquisição de por pessoas próximas, mas Ângela resistiu enquanto liderança religiosa, celebrando as divindades voduns ao lado de outras mulheres, além de ter sido coroada rainha do Rosário dos Pretos de Itabira do Campo mais uma vez, no final de sua vida.
Sobre Dionisio.AG
Fundada em 2017, a Dionisio.AG é muito mais do que uma agência artística – é um hub global de inovação e criatividade. Tem como missão revolucionar o marketing e a comunicação ao unir o poder da arte nos seus mais variados formatos, desde o mercado corporativo a projetos urbanos até leis de incentivo. Acredita que a arte transcende fronteiras e, por isso, oferece soluções sob medida que atende às necessidades de seus clientes, através de entregas personalizadas que conversam de acordo com cada proposta. O hub se destaca por cuidar de toda a produção, curadoria e execução dos projetos, desde o briefing, trâmites burocráticos até a entrega final. Além disso, oferece uma estrutura pronta para que os artistas convidados possam se dedicar apenas em desenvolver a sua obra.
Com uma rede de artistas talentosos e renomados, tanto nacional quanto internacionalmente, entrega experiências visuais e imersivas que deixam marcas. Já colaborou com gigantes como Disney, Marvel, Porsche, Nike, Disney, Marvel, Porsche, Nike, Disney, Azul Linhas Aéreas, Marvel, Royal Canin, Porsche, Nike, Lollapalooza, Itaú, Ford, BTG Pactual, Vivo, Amazon, Melitta, Tegra Incorporadora, Volvo, L’Óreal, Bayer, RedeTV, Burger King, Alelo, Privalia, Jack Daniel’s, TikTok, NFL, entre muitos outros, proporcionando resultados extraordinários e inspiradores. Em 2024, inaugurou o Dionisio Ateliê, uma loja online inovadora criada para tornar a arte acessível a todos. Ela é a extensão natural do hub, levando a paixão e visão da arte além dos muros corporativos, agora, diretamente ao público.
Sobre Dionisio Ateliê
O Dionisio Ateliê é uma casa de criação onde a arte e o espírito de Dionísio se fundem numa celebração do caos criativo. Nasceu da visão de uma agência que se recusou a limitar a arte a molduras, acreditando na expressão sem limites. Um espaço onde cada artista, seja iniciante ou mestre, deve trabalhar em constante liberdade a fim de moldar realidades que antes eram impossíveis de imaginar. Com uma curadoria especial e qualidade incomparável, o catálogo da loja abrange uma ampla gama de estilos artísticos, desde referências da street art, muralismo, ilustração digital até telas originais e esculturas contemporâneas. Diante disso, a loja se propõe a ser um espaço que valoriza, em tudo, o fazer artístico. Desde sua produção (artística) até o produto final (obra).
Aqui, acreditamos que a arte é vida e a vida é arte — um ciclo incessante de paixão, êxtase e transformação. Como Dionísio, nós quebramos barreiras. Destruímos o conformismo e o previsível. Cada pincelada, cada escultura e cada traço de cor é uma celebração da liberdade criativa, da fusão entre o racional e o irracional. Inspiramo-nos no instinto, no impulso natural que surge das profundezas da alma, desafiando o que é considerado “normal” e abraçando o desconhecido. Acreditamos na expressão sem limites”, afirmam Monna Ricotta e Beatriz Souza, sócias do Dionisio Ateliê.
Sobre Alto Impacto
A Alto Impacto é uma empresa Carioca de OOH, com 14 anos de mercado, 150 ativos próprios, entre painéis estáticos (lona) e digitais (led), e uma cobertura que abrange os mais relevantes bairros da cidade. Estamos no seleto grupo de empresas brasileiras de OOH que tem uma Empena Digital ( pouquíssimas empresas em todo o país tem um ativo desse porte ). Com uma expertise geográfica única, conhecemos a cidade como poucos. Não à toa nosso slogan é “Ninguém Conhece o Rio como a Gente”. Seja na Zona Sul, Zona Norte, Zona Oeste ou Centro, sempre haverá um ativo da Alto Impacto no trajeto de moradores, visitantes e turistas.