Crianças de 0 a 7 anos de 12 entidades serão beneficiadas pelo projeto “Leitura para Todos”, que nesta edição aborda a conservação da Amazônia
Entre novembro e dezembro, o Parque Dom Pedro beneficiará 12 entidades, que atendem crianças de 0 a 7 anos, com a doação de 4 mil unidades do livro “Brasileirinhos da Amazônia”, além de levar contação de histórias para essas instituições.
A ação faz parte da campanha “Leitura para Todos”, realizada pela ALLOS, administradora do Parque Dom Pedro. O tema abordado nesta edição ressalta o compromisso ESG (em português, governança ambiental, social e corporativa) e celebrar Amazônia e o fauna brasileira.
“Nosso objetivo é proporcionar a introdução à literatura, estimular o hábito de ler e desenvolver habilidades, como a criatividade e a imaginação”, relata Taís Tavares, gerente geral do Parque Dom Pedro. Pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, dedicado a iniciativas transformadoras e focadas na educação, o Parque Dom Pedro recebeu, em 2023, o selo “Empresa Amiga da Primeira Infância”, concedido pela Prefeitura de Campinas.
Junto aos milhares de livros entregues em Campinas, pelo quarto ano consecutivo, a fim de proporcionar a introdução à literatura, estimular o hábito da leitura e desenvolver habilidades relacionadas à língua portuguesa, os shoppings administrados pela ALLOS em todo o Brasil, finalizarão esta edição com a doação de 100 mil exemplares de “Brasileirinhos da Amazônia”, da Editora Companhia das Letras. Mais inovadora plataforma de entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil, a companhia dedica seu investimento social privado a iniciativas transformadoras, focando no pilar de educação, estratégico para impacto nacional.
A obra foi selecionada por misturar poesia e educação ambiental, apresentando às crianças os animais da maior floresta tropical do planeta, despertando a curiosidade sobre espécies menos conhecidas da fauna amazônica, muitas das quais estão ameaçadas de extinção, e inspirando uma nova geração de defensores do meio ambiente.
“Estamos imensamente orgulhosos de dar continuidade ao ‘Leitura Para Todos’, um projeto que estimula o gosto pelos livros, a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, a cada exemplar de ‘Brasileirinhos da Amazônia’ distribuído, estamos plantando a semente de uma consciência ambiental mais profunda, introduzindo os pequenos leitores à rica biodiversidade da Amazônia e preparando as crianças para se tornarem defensoras ativas do meio ambiente e, por consequência, do nosso planeta”, destaca a diretora de Marketing da ALLOS, Ana Paula Niemeyer.
Além de seu impacto educacional, o projeto está alinhado com a agenda ESG da empresa, a primeira do setor a anunciar metas até 2030, refletindo o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A temática voltada à preservação da Amazônia também marca o início de uma série de ações que culminará na participação da ALLOS na COP30, em 2025, em Belém. Além disso, a ação também acompanha o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 das Nações Unidas, que visa promover a proteção e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.
Parque Consciente
As ações ambientais, sociais, de incentivo à educação, ao esporte e bem-estar desenvolvidas pelo Parque Dom Pedro fazem parte da política do empreendimento em ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance — em português, Ambiental, Social e Governança. Anualmente, o Parque Dom Pedro desenvolve ações diversas que impactam positivamente o futuro da comunidade ao seu entorno, sendo reconhecido, nacional e internacionalmente, como referência em práticas sustentáveis no setor de varejo.
Todas essas ações são identificadas com o selo Parque Consciente, criado para que o público possa reconhecer as iniciativas do shopping nesta área. Pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, o empreendimento recebeu, em 2023, o selo “Empresa Amiga da Primeira Infância”, concedido pela Prefeitura de Campinas. Além disso, já foi premiado diversas vezes pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) pelas práticas ambientais.
Sobre o Parque Dom Pedro
Inaugurado em 2002, o Parque Dom Pedro é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da Região Metropolitana de Campinas, possibilitando novas experiências e descobertas a cada visita. Com um espaço moderno, versátil e inclusivo com 126,5 mil m² de ABL (área bruta locável), possui mais de 400 opções aos clientes, entre lojas, lazer, restaurantes e serviços, oferecendo jornadas de experiência memoráveis para o público. Possui, ainda, 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento. Mensalmente, o empreendimento recebe mais de 1 milhão de pessoas. Em 2023, o Parque Dom Pedro superou R$ 2 bilhões de vendas.
Sobre a ALLOS
Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.
*Imagem: Parque Dom Pedro/Divulgação