Itaú e Banco do Brasil são os únicos representantes do Brasil no ranking Global 500 2025

Nenhuma outra marca da América do Sul aparece no ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo

 

  • Valor da marca Itaú sobe 3%, para US$ 8,6 bilhões, e é a 274ª marca mais valiosa entre as 500 maiores do mundo
  • Banco do Brasil fica em 467º e registra queda de 4% no valor da marca para US$ 5,2 bilhões
  • A Apple é mais uma vez a marca mais valiosa do mundo, com a Microsoft e o Google reivindicando o 2º e o 3º lugar

O Brasil, como uma das maiores economias do mundo e a principal economia da América Latina, é caracterizada por seu mercado consumidor dinâmico e base industrial diversificada. Ao longo dos anos, a economia brasileira foi moldada por sua dependência da agricultura, commodities e manufatura, enquanto gradualmente transitava para incluir serviços robustos e setores de tecnologia. Este cenário econômico fornece terreno fértil para o crescimento e desenvolvimento de marcas fortes, particularmente aquelas que ressoam profundamente com a população brasileira e demonstram resiliência em meio à volatilidade econômica.

Itaú Unibanco e Banco do Brasil são consistentemente classificados como as marcas mais valiosas do Brasil devido ao seu amplo alcance, forte reputação de marca e posicionamento estratégico no setor de serviços financeiros.

Itaú aumentou o valor da sua marca em 3% para 8,6 mil milhões de dólares, consolidando sua posição como a marca brasileira mais valiosa entre as 500 maiores do mundo, segundo pesquisa novo relatório da Brand Finance, a consultoria líder mundial em avaliação de marcas. Apesar do aumento no valor da marca, a marca caiu 11 posições no ranking, ficando na 274ª posição. O banco também registrou um aumento na pontuação do Índice de Força da Marca (BSI) para 78,1 em 100. De acordo com a pesquisa da Brand Finance, o Itaú ostenta uma familiaridade muito alta em seu mercado doméstico.

O Itaú Unibanco se destaca como um gigante do setor privado e pioneiro em soluções bancárias centradas no cliente. O Itaú investiu pesadamente na transformação digital, oferecendo experiências bancárias móveis perfeitas e produtos financeiros inovadores. Esses esforços aumentaram a satisfação e a retenção do cliente, principalmente entre os consumidores mais jovens e experientes em tecnologia. As campanhas de marketing do Itaú, como sua associação com grandes eventos como o Carnaval e seu slogan “Feito para Você”, reforçaram sua imagem como uma instituição confiável e relacionável. Além de sua mais recente campanha majestosa “Feito do Futuro”, com nomes como Madonna, Ronaldo Fenômeno e Jorge Ben Jor. O banco entrega consistentemente resultados robustos, sustentados por um portfólio diversificado de serviços, incluindo banco de varejo, banco de investimento e gestão de patrimônio. Essa estabilidade financeira reforça seu valor de marca.

Como uma das instituições financeiras mais antigas do país, o Banco do Brasil desfruta de patrimônio e credibilidade inigualáveis. Seu status como um banco estatal aumenta sua estabilidade e confiabilidade percebidas. O Banco do Brasil tem uma extensa rede de agências em todo o país, garantindo acessibilidade mesmo em regiões remotas. Essa presença consolida seu papel como pedra angular do sistema financeiro brasileiro. Estabelecido em 1808, o Banco do Brasil se beneficia de mais de dois séculos de serviço, tornando-se um símbolo de resiliência e continuidade na economia brasileira. Como uma entidade estatal, o Banco do Brasil desempenha um papel crucial na implementação de políticas públicas, como financiamento agrícola e programas de crédito para pequenas empresas. Esse papel reforça sua relevância e valor aos olhos do público.

Banco do Brasil ocupa 467º lugar, um declínio de 36 pontos após uma redução de 4% no valor da marca para USD 5,2 bilhões. O BSI do Banco do Brasil também caiu 1,2 pontos para 77,9 de 100.

O valor duradouro do Itaú e do Banco do Brasil decorre de sua capacidade de se adaptar às mudanças econômicas, alavancar sua importância histórica e se conectar com os consumidores em vários níveis. Em um cenário econômico complexo e em evolução, essas marcas exemplificam o poder da gestão estratégica e da inovação, solidificando suas posições como pedras angulares da economia brasileira.

Eduardo Chaves, Diretor Geral da Brand Finance Brasil, comentou:

“Reconheço que o ranking global das marcas mais valiosas reflete não apenas o sucesso financeiro, mas também a eficácia da gestão estratégica de marcas na navegação de mercados complexos e competitivos. A participação de duas marcas brasileiras neste prestigioso ranking ressalta o papel crítico da integração da marca com métricas de desempenho, garantindo que a promessa de uma marca se alinhe perfeitamente com sua entrega operacional. Além disso, no cenário atual, onde as expectativas do consumidor evoluem rapidamente, a humanização dos relacionamentos com as marcas se tornou primordial. Marcas que promovem conexões autênticas e significativas com seus públicos demonstram resiliência e crescimento sustentável, provando que a ressonância emocional é vital para os resultados econômicos.”

A Apple é mais uma vez a marca mais valiosa do mundo, com seu valor de marca aumentando 11% para US$ 574,5 bilhões. Esse crescimento mantém a Apple à frente de sua rival mais próxima, a Microsoft, cujo valor de marca cresceu 35% para US$ 461 bilhões. Exceto em 2023, quando a Apple ficou brevemente atrás da Amazon por uma margem de apenas 1%, ela manteve o primeiro lugar como a marca mais valiosa do mundo desde 2021. O Google, a terceira marca mais valiosa do mundo, viu seu valor de marca aumentar em 24% para US$ 413 bilhões. Os investimentos contínuos em IA melhoraram a reputação do Google em inovação, ao mesmo tempo em que fortaleceram seu apelo e confiança do consumidor.

Nota aos editores

Todos os anos, a consultoria líder em avaliação de marcas Brand Finance coloca 6.000 das maiores marcas do mundo à prova e publica mais de 100 relatórios, classificando marcas em todos os setores e países. As 500 marcas mais valiosas e fortes do mundo estão incluídas no Brand Finance Global 500 2025.

O valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que um proprietário de marca alcançaria ao licenciar a marca no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes. A classificação completa, insights adicionais, gráficos, mais informações sobre a metodologia e definições de termos-chave estão disponíveis no Brand Finance Global 500 2025.

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